17/05: Dia Internacional da Internet

Nenhum comentário
Hoje, dia 17 (quinta-feira), o mundo celebra o Dia Internacional da Internet. A rede mundial de computadores surgiu em um dos momentos mais tensos do século passado, rodeada por segredos de Estado, para se transformar em uma ferramenta que poderia decidir os rumos da Guerra Fria entre Estados Unidos e, a então, União Soviética. Quatro décadas se passaram e o que era guardado a sete chaves virou um dos principais expoentes de uma nova era: a sociedade da informação. A transmissão de dados com conhecimento a baixo custo e em velocidade e quantidade antes inimagináveis ocorreu aliada ao intenso uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Para se ter ideia da importância da rede mundial de computadores, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou que o número de usuários chegou a dois bilhões, cerca de 30% da população mundial. NO ano de 2000, o planeta tinha “apenas” 250 milhões de internautas, representando um crescimento assustador de 800% num período de 12 anos.

O diretor presidente da empresa mineira de inteligência digital Web Consult Leonardo Bortoletto afirma que a rede mundial de computadores representou um novo ciclo para a humanidade, semelhante a outros fatos da história, como as revoluções francesa e industrial.

“O surgimento dessa ferramenta representou uma nova revolução em todos os setores e, principalmente, no comportamento humano. Atualmente, as pessoas passam muito tempo conectadas, as empresas estão valorizando as negociações online e, até segmentos tradicionais, como a Enciclopédia Britânica, estão investindo exclusivamente no mundo virtual. A digitalização chega como uma tendência comportamental, não apenas para profissionais, mas, também, começa a alterar, de maneira profunda, a dinâmica dos negócios a longo prazo Inevitavelmente, as organizações passarão por esse processo”, avalia Bortoletto.

O Brasil está cada vez mais inserido nesse cenário. Uma pesquisa do comScore destaca o país como o 7º maior mercado de e-commerce do mundo,  atrás de China, Estados Unidos, Japão, Rússia, Alemanha e Índia. Conforme dados desse instituto, 46,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos acessaram a internet pelo computador de casa ou do trabalho em 2011, um crescimento de 16% em relação a 2010.

“Os brasileiros passaram 26,7 horas, em média, navegando na web em dezembro de 2011. As categorias mais visitadas foram os portais, seguidos por redes sociais. O destaque nessa última categoria foi o Facebook, liderando o número de visitantes – 36,1 milhões em dezembro de 2011 – e no tempo gasto pelos usuários, que passaram 4,8 horas, em média, na plataforma”, comenta Bortoletto.

As redes sociais também fazem sucesso entre os brasileiros, uma vez que, no Facebook, plataforma com o maior número de usuários no mundo, o Brasil representa o 4º lugar entre os que possuem mais pessoas conectadas, ou seja, cerca de 38 milhões, conforme dados do Socialbakers. Em outras plataformas, como o Twitter, Orkut, Linkededin e blogs, os brasileiros também são destaques, ocupando o top 5 de usuários.

A internet também está revolucionando a maneira de se fazer negócios. O chamado e-commerce cresce no mundo inteiro, incluindo o Brasil, onde conquista  cada vez mais adeptos. “Com um aumento entre 20% e 40% ao ano, desde 2005, o comércio eletrônico brasileiro ganha destaque na economia. Em 2011, as vendas pela internet cresceram 26% em relação a 2010, movimentando R$ 18,7 bilhões. A  previsão para este ano também é otimista, cerca de 25% a mais que no ano passado”, revela o diretor de marketing da JN2 e-commerce solutions, Leonardo Neves.

Nenhum comentário :