Ricardo Eletro.com lança primeira ação de "User-Generated Deals" do Brasil

Nenhum comentário
Para a campanha de Dia das Mães de 2012, a RicardoEletro.com lançou uma ação inédita, seguindo a tendência americana de "User-Generated Deals" - ofertas geradas pelos próprios internautas.

Em meio a um contexto de reposicionamento e de completa reformulação da identidade visual da Ricardo Eletro, a Vox Midia tinha um desafio para este dia das mães: precisava desenvolver uma campanha que divulgasse, explicasse e valorizasse o novo conceito “Aqui Tem Dono”. Isso tudo, sem deixar de atender os objetivos específicos que acompanham todos os projetos de comunicação digital da RicardoEletro.com: gerar cadastros e potencializar as vendas.

Explorando a insegurança de todos os filhos no momento de decisão de compra do presente para a mãe, a agência promoveu uma sequência de votações que se propunham a ajudar os usuários a descobrir quais eram os presentes mais desejados pelas mães brasileiras. E, através da primeira ação de User-Generated Deals do Brasil, os usuários ainda ganharam descontos exclusivos.

Inspiradas a pelo User Generated Content (conteúdo gerado pelo usuário), as ações de User Generated Deals (ofertas geradas pelos usuários) já estão difundidas nos Estados Unidos, mas ainda não foram exploradas no Brasil. A ideia é que os próprios consumidores, através de votações ou indicações, elejam os produtos que querem comprar, levando os varejistas a criar ofertas com preços promocionais exclusivos para estes grupos.

Segundo Júlio Palma, Diretor de Planejamento da Vox Midia, a ação promovida reforçou o novo conceito da marca e proporcionou uma interação inusitada com a loja virtual. “Na Ricardo Eletro.com o consumidor pode mais porque é amigo do dono. Ele pede a oferta e o Dono corre atrás para consegui-la. A internet pede isso! O consumidor quer mais poder através desse meio e, de fato, é capaz de mobilizar centenas de outras pessoas em torno do que quer", disse.

Funcionava assim:
- O usuário acessava o site da campanha e selecionava, entre quatro opções diferentes, o presente que mais desejava.  Ele também podia convidar os amigos, parentes e conhecidos para ajudar a eleger determinado produto. Um gráfico no site indicava a evolução dos votos.
- Após o fim da votação, o próprio Ricardo Nunes, dono da Ricardo Eletro, negociou lotes exclusivos dos produtos mais desejados por um preço bastante reduzido.
- Cada votação aconteceu em um período máximo de três dias, o que garantiu um revezamento de ofertas de acordo com a escolha do público.


Para Júlio, além da marca aumentar seu relacionamento, a taxa de conversão em vendas deste tipo de ação é consideravelmente maior, já que o site oferece os produtos mais votados pelo público com preços muito diferenciados. “É a lei da oferta e da demanda monitorada à risca. O consumidor dita a demanda e, a partir disso, o varejista determina a melhor oferta. Fazer isso no meio físico seria muito mais complicado”, afirma.

Ao todo, foram promovidas 10 votações diferentes em um período de três semanas. Quase 70.000 votos selecionaram os 10 produtos mais desejados, que foram ofertados para os participantes com um desconto significativo. A campanha gerou um total de 62.815 cadastros únicos para a Ricardo Eletro. Uma média de 280 cadastros por hora.

"A concorrência acirrada do e-commerce nos impõe a necessidade constante de criar ações criativas para cativar o consumidor. Identificar demandas e oportunidades com agilidade e daí desenvolver vantagens competitivas é crucial no meio digital e as fórmulas para isso mudam a toda hora. Enquanto, por exemplo, as tão famosas compras coletivas começam a perder força no Brasil, novas oportunidades surgem para que alguns players de mercado se diferenciem. Essa diferenciação ocorre principalmente nas percepções que a marca gera na mente dos internautas. Seja pela sua comunicação ou por experiências de compra diferenciadas." conclui Júlio.

O portal RicardoEletro.com tem hoje o maior faturamento e volume de acessos na divisão de e-commerce do grupo Máquina de Vendas, formado ainda pelos portais das marcas Insinuante, City Lar e Eletro Shopping. Ao todo, a divisão cresceu 200% em 2011 e já responde por 10% do faturamento de R$ 7 bilhões do grupo. A meta em 2012 é atingir 15%.

Nenhum comentário :