Rede Social de propósitos da TOTVS, byYOU, evita quebra de provacidade da informação empresarial

Nenhum comentário
As redes sociais mudaram de uma vez por todas a forma com que as pessoas se relacionam, inclusive profissionalmente. Uma pesquisa da Universidade de Melbourne revelou que 72% dos jovens, entre 16 e 22 anos, afirmam que não trabalhariam em uma empresa que não aceita sua participação em redes sociais. O número de brasileiros conectados supera o volume de países com históricos de uso da internet mais longos. De acordo com o IBOPE, as comunidades on-line no Brasil atingem 78,4% dos internautas brasileiros. A taxa é a maior do mundo, à frente do Japão (73,7%) e da França (62,9%). A necessidade de adaptação das empresas a este novo cenário esbarra em uma dificuldade: a necessidade de controle de informações empresariais sigilosas. Para atender esta demanda, a TOTVS investiu na criação do byYou, rede social pessoal e profissional focada nos objetivos dos negócios.

O diretor da TOTVS em Minas, Arnaldo Xavier, explica que o byYou é uma rede social de propósitos que garante a identificação dos usuários e que a informação ainda seja de responsabilidade da própria empresa. “Quando a organização cria seu perfil em uma rede social tradicional, a informação postada é juridicamente da rede. O byYou é uma nova maneira de pensar, de agir e de trabalhar. Suas funcionalidades permitem que somente usuários identificados acessem a informação da empresa, permitindo diversos níveis de segurança nas comunidades – pública, privada ou ocultas. Além disso, seu uso estimula o engajamento, a interação e a gestão de conhecimento dentro da organização”.

A implantação do sistema na própria TOTVS já adianta os bons resultados que podem ser compartilhados por outras empresas. “O byYou nos permitiu um aumento de 1500% no volume de novas ideias, redução de 40% de arquivos duplicados, 30% no número de chamados técnicos e aumento de 22% na satisfação dos funcionários. Estes números são apenas alguns demonstrativos do sucesso que as empresas podem ter com sua utilização”, esclarece o diretor da TOTVS em Minas.

O byYou pode beneficiar o dia a dia da empresa de diversas formas. “Através desta rede a comunicação de um ponto focal passa a ter várias vias de interação constante, garantindo autonomia e independência para as áreas se comunicarem. As chamadas por suporte interno e externo se tornam menos frequentes, ganhando em agilidade e reduzindo custos. A área de pesquisa e desenvolvimento é ampliada com a participação dos stakeholders, o que favorece que a produção do planejamento em fases de pesquisa, diagnóstico e aderência sejam mais ágeis e qualificadas. O RH ainda pode utilizar o byYou como ferramenta de comunicação informal prevenindo crises”, relata Xavier.

A ferramenta já conta com mais de 10 mil usuários, entre funcionários da TOTVS e colaboradores de empresas que já adotaram o sistema. O projeto agora está sendo integrado com os softwares de gestão ERP, numa etapa chamada de Arena TOTVS. Os próximos passos de crescimento da rede social de propósitos já estão delimitados. O objetivo é que em breve o byYou seja usado para trocar informações de produtos e faça com que clientes se relacionem e gerem negócios dentro da própria rede social.

Nenhum comentário :