Interface pesquisa relação entre jornalistas de veículos e de assessorias

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A Interface Comunicação Empresarial realizou, em 2011 e início de 2012, uma pesquisa com profissionais de veículos impressos, rádio e TV sobre o relacionamento com as assessorias de imprensa. O levantamento, que compreendeu um questionário com 23 perguntas objetivas, abrangeu redações de todo o país.

Os questionários foram enviados por e-mail para 958 jornalistas de veículos impressos, 521 de TV e 83 que atuam em emissoras de rádio. A participação foi espontânea, e os nomes dos profissionais que responderam foram mantidos em sigilo. O objetivo era identificar impressões e constatações sobre o trabalho dos assessores, além de compreender como as atividades desses podem se adequar à rotina dos veículos de comunicação.

Uma das principais queixas dos jornalistas de redação em relação ao trabalho dos assessores de imprensa diz respeito ao envio indiscriminado de e-mails com releases, independentemente do assunto abordado. A pesquisa também identificou sugestões para que as relações entre os profissionais sejam aperfeiçoadas. Segundo um dos entrevistados, “cabe ao assessor mostrar aos clientes que, tão importante quanto dar a ‘boa notícia’, é a atitude da empresa nos momentos mais delicados ou frente a problemas”.

Os dados e depoimentos coletados a partir da pesquisa foram utilizados como subsídio para a produção do livro “Cá entre nós”, escrito pelos jornalistas Rosangela Guimarães (editora no jornal Hoje em Dia) e Délio Campos (diretor de atendimento na Interface Comunicação Empresarial). Com previsão de lançamento para agosto de 2012, em Belo Horizonte, a obra aborda processos e atividades que permeiam o trabalho dos profissionais de ambos os lados. Além disso, contempla depoimentos de jornalistas de rádio (Sônia Pessoa), TV (Marina Victal), jornal (Cássia Eponine, Marta Vieira, Queila Ariadne e Rachel Botelho) e agências de comunicação (Admilson Resende, Denise Menezes e Rodrigo Mourão), que exemplificam esse relacionamento.

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