Computação nas nuvens conquista espaço em pequenas e médias empresas

Um comentário
Recente pesquisa da Associação Brasileira de ebusiness mostra que 56% das empresas entrevistadas utilizam computação nas nuvens. Segundo a análise, o aumento na disponibilidade da infraestrutura de TI e o maior foco no negócio são as duas vantagens principais para a utilização dessa tecnologia. Do total de organizações ouvidas, 26% eram de micro, pequeno ou médio porte. Segundo o diretor de tecnologia da informação da Avants Software As a Service, Jeferson dos Anjos, a computação nas nuvens oferece vários recursos que permitem pequenas empresas concorrerem com multinacionais. “Atualmente existem recursos através de diversas plataformas que possibilitam o acesso simultâneo de milhares de usuários a um determinado site. Assim, qualquer pessoa tem ferramentas computacionais para criar um novo Facebook, Twitter ou uma grande rede de e-commerce”, destaca. 

Segundo o especialista em tecnologia e professor da Faculdade COTEMIG, Warley de Araújo Mol, apostar em computação nas nuvens pode significar economia para as empresas. “A principal vantagem é não se preocupar com a infraestrutura de suporte às aplicações, pois além de cuidar do desenvolvimento, o fornecedor da aplicação tem responsabilidade de disponibilizar e manter todo hardware necessário, garantindo ao usuário um desempenho satisfatório no armazenamento de dados e realização de backups periódicos” explica Mol. Jefferson dos Anjos concorda: "Montar uma estrutura seria muito caro, então fica muito prático adotar soluções nas nuvens, principalmente, pelo fato de a empresa receber um pacote completo da prestadora de serviços. Isso diminui, significativamente, os custos, além de garantir qualidade e seguranças para as contratantes", explica dos Anjos.

No Brasil, o interesse das pequenas empresas em SaaS (software como serviço) passou de 54% em 2009 para 73% em 2011, segundo recente levantamento da  AMI-Partners. Em relação às companhias de porte médio, o nível manteve-se estável, com 86% das empresas interessadas no tema. Essas organizações apresentam uma atenção crescente ao gerenciamento de serviços e de armazenamento e de soluções de segurança. “A Avants está no mercado de SaaS para pequenas e médias empresas, fornecendo soluções que propiciem redução de custos com infraestrutura, licenciamento de software, armazenamento de dados, segurança e telecomunicações. Os administradores dessas empresas adquirem ferramenta de apoio no processo de tomada de decisões que possibilita o gerenciamento do seu negócio de forma eficiente, a um custo reduzido”, destaca dos Anjos.

Recentemente, a Avants conquistou um grande feito ao se tonar parceira e receber patrocínio da Microsoft. Focada em desenvolvimento de aplicações em Computações nas Nuvens para Windows Azure, a empresa belo-horizontina vinha sendo monitorada pela Multinacional, que viu potencial na companhia. O novo projeto da Avants é a rede Open Night (www.opennight.com.br), um site que integra e relaciona bares, restaurantes e casas noturnas aos clientes, com a proposta inovadora de cortesias e descontos, além da criação de uma moeda virtual. A empresa também desenvolve softwares computacionais com foco em veículos, bussines intelligence e gestão empresarial.

O diretor da TOTVS em Minas, Arnaldo Xavier, ressalta que a demanda do mercado força os provedores de serviços e empresas de tecnologia a apressarem as ofertas e o seu “time-to-market”, com bons resultados. Atenta à demanda, a TOTVS investiu pesadamente na ampliação de seu Data Center, que passa a ter 1500 metros quadrados, 2,5 MegaWatts de energia, geradores com autonomia de cinco dias sem reabastecimento, capacidade para atender mais de 8000 empresas e equipamentos, além de processos alinhados aos padrões para Data Center contidos na TIA-942. Dessa forma, a companhia aumenta sua competitividade diante do crescimento da demanda de serviços em Cloud Computing. A empresa ainda opera em sete Data Centers espalhados pelo mundo, buscando a melhor conexão aos seus clientes.

A comercialização de softwares em nuvem permite a aquisição de soluções e serviços de maneira simplificada e pagamento sob demanda, transforma custos fixos em variáveis e abre portas para pequenas e médias companhias, em especial, que não poderiam suportar tecnologias mais caras, como ERP e CRM. Segundo Xavier, a empresa pode utilizar os serviços de Data Center de duas formas: contratando as soluções TOTVS de software no modelo tradicional e utilizando a estrutura física do Data Center para rodar os aplicativos e armazenar dados ou adquirindo o modelo de Software como Serviço (SaaS) oferecido pela companhia.

“Nossa expectativa é aumentar em mais de cindo vezes o faturamento nacional proveniente das soluções em cloud e conquistar novos usuários com esse serviço. O paradigma referente à perda de dados está deixando de existir. Por isso, estamos potencializando nossa prospecção em empresas mineiras que têm perfil para contratar este serviço”, finaliza.

Um comentário :

Anônimo disse...

Texto tendencioso e não reflte o título.
Falar de computação nas nuvens apenas citando Microsoft sem falar de outros players deixa a leitura tendenciosa e fraca.