Solução digital promove resgate histórico do maior espaço de eventos da América Latina

Nenhum comentário
Para solucionar o principal problema de memória institucional do Anhembi Parque, em São Paulo, a Animatto, empresa de marketing digital sediada em Belo Horizonte, concebeu uma solução criativa e funcional: um museu virtual. Lançado no final de julho e disponível no link www.mueap.com.br, o site disponibiliza fotos, gravações e depoimentos sobre grandes momentos da história do parque, de São Paulo e do Brasil. No primeiro mês de funcionamento, o projeto já traz um retorno positivo para o Centro de Convenções.

O Museu dos Eventos do Anhembi Parque consiste em uma plataforma online ondesão gerenciados mais de 1 mil registros de diferentes eventos. Estão incluídas cerca de 8 mil imagens de exposições, além de 500 vídeos e mais 500 gravações em áudio que remetem amomentos memoráveis. Entre eles estão a turnê dos Jackson Five no Brasil, em 1974, a visita do Papa Bento XVI, em 2007 e uma série de passagens inesquecíveis do período de ouro da Tropicália, importante movimento cultural que floresceu inclusive durante a ditadura militar.

Foi no Anhembi que, em 1973, os microfones de Chico Buarque e Gilberto Gil foram desligados durante a apresentação da música “Cálice”. Este e outros momentos históricos são resgatados nas instalações do museu virtual.

O website do Museu é um sistema multimídia e multiplataforma, que funciona inclusive em dispositivos com telas sensíveis ao toque, como tablets e smartphones. Assim, o Parque também tem a opção de disponibilizar o museu para seus visitantes no local. A expectativa é que os próprios usuários passem a contribuir e gerar conteúdo, enviando suas memórias e fotografias de eventos no Anhembi, construindo o acervo em regime colaborativo, com o auxílio das redes sociais.

Roberto Seixas, assessor de Vice-Presidência da SPturis e responsável pelo acervo do Museu, considera positivo o retorno do projeto. “O interessante do museu é que ele resgata a história do Centro de Convenções. Já no primeiro mês tivemos um excelente retorno dos usuários, que participaram enviando fotografias para a seção ‘Eu Estava lá’, mostrando a relação das pessoas com os eventos do Anhembi”, explica Seixas. Ele destaca também o pioneirismo da iniciativa, já que o Anhembi é o único Centro de Convenções brasileiro a investir em um museu virtual.

Além dos usuários, a plataforma comporta um sistema para colaboradores institucionais, com acesso direto para construir o acervo. A solução tecnológica inovadora foi aliada a um design minimalista e convidativo à navegação, aposta da agência mineira para atrair inclusive os usuários menos experientes.

Nenhum comentário :