Projetos de Minas Gerais vão receber apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário

secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (foto), se encontrou nessa quinta-feira (31), em Brasília, com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para tratar de projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo de Minas. O desafio de Minas Gerais em consolidar diante do país a liderança na área da Tecnologia da Informação (TI), encontrou forte respaldo junto ao Governo Federal e no ministro Raupp, informou Nárcio. Na audiência, o secretario de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, oficializou a candidatura de Minas a sede de uma aceleradora de empresa de TI, dentro do programa MG TI 2022, desdobramento de projeto idêntico do Governo Federal, denominado TI Maior. A escolha está sendo feita através de edital. Na quinta se encerrou os prazos para a participação dos estados brasileiros interessados.
“Estamos juntando todas as forças que existem em Minas para que na provocação feita pelo TI Maior, Minas possa sair na frente. Fizemos o anuncio oficial ao ministro que nosso Estado quer a aceleradora. Para isto está apresentando uma candidatura forte, amparado pelo setor de telecomunicações do Estado, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, pela Oi Telecom e outras entidades ligadas ao setor”, informou, ressaltando que a acolhida junto ao ministro foi “extremamente positiva”.
UAITEC
O secretário Narcio Rodrigues também conseguiu o compromisso do Ministério em continuar de forma decisiva, amparando o esforço mineiro em rever a ampliar e modernizar a estrutura da Rede dos CVTs – Centros Vocacionais Tecnológicos no Estado. Na proposta desenhada pela Sectes, ela ganhará força ao integrar em sua estrutura à UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais.
“O ministro concordou em atuar de forma determinante para que possamos consolidar no Estado a maior plataforma de Ensino a Distância do país. Tanto que ele confirmou para mim que no dia 18, quando faremos o lançamento oficial da UAITEC, no auditório JK, da Cidade Administrativa, ele estará presente”. Raupp já participou da inauguração de uma unidade em Itajubá, quando elogiou a iniciativa do governo mineiro.
“O Estado de Minas Gerais está indo além dos projetos lançados pelo governo federal. Ele está aperfeiçoando, dando passos à frente, na melhoria e na otimização desses mecanismos que o projeto oferece para promover a educação em geral no País”, afirmou Raupp.

Nenhum comentário :