Movimento Minas divulga relato do desafio sobre Economia Criativa

Nenhum comentário


O Movimento Minas – projeto pelo qual os cidadãos ajudam a construir soluções para os desafios da sociedade de forma colaborativa - acaba de divulgar o resultado do desafio "Qual é a sua ideia para integrar pessoas, negócios e iniciativas criativas em Minas?".

A compilação será encaminhada a todos os cidadãos e instituições envolvidas na discussão, iniciada em agosto de 2012. “O processo não se encerra com a divulgação desse documento, que pode servir de insumo para todas as pessoas e instituições interessadas na área. Além da utilização das informações no âmbito governamental, uma consequência esperada é que iniciativas menos centradas no governo - como é o caso da Rede de Pensamento Criativo - possam ser levadas adiante”, ressalta Caio Werneck, cogestor do Movimento Minas.

Para André Barrence, diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas - órgão do Governo de Minas responsável pela gestão do Movimento Minas - o desafio representa um importante passo rumo a alternativas mais colaborativas de governo.  "Sua conclusão prova que é possível usar do diálogo entre setores diferentes da sociedade como combustível para a geração de propostas de solução de problemas reais", destaca.

Clique aqui para acessar o relato do quebra-cabeça "Qual é a sua ideia para integrar pessoas, negócios e iniciativas criativas em Minas?".

Processo de escuta
Lançado em agosto do ano passado, o desafio teve como objetivo mapear atores e engajar pessoas para discutir como a economia mineira pode ser desenvolvida por meio de negócios e iniciativas criativas.

Assim, o Movimento Minas abriu espaços de discussão sobre o assunto tanto em reuniões presenciais com entidades não governamentais, representantes de secretarias e órgãos estaduais, empreendedores relacionados ao tema e sociedade através do site http://www.movimentominas.mg.gov.br.

A experiência adquirida ao longo desse processo foi registrada em uma publicação. Nela estão reunidas oportunidades reveladas pelos participantes no tempo em que o desafio esteve aberto. Essas informações servem não apenas para a equipe do projeto ou do Governo de Minas, mas também para todos os interessados em promover práticas de cocriação e de inovação aberta.

Além da participação dos cidadãos pelo site e também nas reuniões presenciais, o desafio contou com a colaboração do Centro Minas Design, Instituto Inhotim, Fundação Clóvis Salgados e das secretarias de Turismo (SETUR); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e Cultura (SEC); entre mais de 50 instituições governamentais, ONGs, OSCIPs e empresariais.

Primeiro desafio de 2013
O primeiro desafio aberto pelo Movimento Minas em 2013 trata da profissionalização da gestão pública, em parceria com a Comissão Organizadora do 12º Encontro Nacional de Estudantes de Públicas (ENEAP), que acontece em Belo Horizonte de 15 a 18 de agosto. O processo de escuta está em seus últimos dias e pode ser acessado aqui. Participe!

A Economia Criativa no Brasil e em Minas Gerais
Em 2010 as ocupações formais na Economia Criativa somavam 3,7 milhões de pessoas, 8,54% do total de empregados no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho..  Estima-se que a Economia Criativa seja responsável por 2,84% do PIB brasileiro, de acordo com dados do IBGE e FIRJAN.

Minas Gerais possui territórios turísticos privilegiados, patrimônio histórico marcante, artistas com reconhecimento internacional, polos de inovação tecnológica, uma gastronomia de sabores únicos, entre outras singularidades que têm como principal fonte a criatividade. O desafio conduzido pelo Movimento Minas procurou estabelecer um ambiente mais propício à colaboração entre os diversos atores envolvidos nessas atividades em Minas.

Fonte

Nenhum comentário :