Movimento Minas lança desafio para atrair e desenvolver profissionais da gestão pública

Nenhum comentário



"Como atrair e desenvolver profissionais para transformar a administração pública no Brasil?", esse é o novo desafio lançado pelo Movimento Minas - projeto de inovação aberta do Governo de Minas coordenado pelo Escritório de Prioridades Estratégicas – e já aberto para a participação da sociedade através do www.movimentominas.mg.gov.br.

"O foco do desafio é nas pessoas, nos atuais e futuros profissionais cuja atuação tenha a ver com gestão pública. Ao abrir essa pergunta à sociedade, temos como objetivo buscar soluções que tragam novas perspectivas sobre essa questão, que é um dos pilares para profissionalização da gestão pública brasileira", destaca Caio Werneck, cogestor do Movimento Minas.

Durante o processo de escuta que precedeu a formulação da pergunta, foram ouvidos alunos, professores, gestores públicos, especialistas em RH e sociedade civil, entre fevereiro e março de 2013. Os participantes contribuíram para a construção de quatro premissas:

1.       Despertar o interesse e o conhecimento sobre carreiras públicas: Fala-se sobre concursos, mas há pouco conhecimento sobre as competências, possibilidades e atividades desses profissionais. É possível ampliar o conhecimento sobre a carreira pública, atrair mais interessados com perfil e vocação para gerar transformações positivas nos serviços aos cidadãos.

2.       Repensar os mecanismos de recrutamento e seleção do Estado: Os mecanismos de recrutamento e seleção influem tanto no perfil das pessoas que entram no setor público como na forma como se preparam para ingressar no Estado de forma justa e adequada as necessidades de cada função.

3.       Desenvolver e engajar os profissionais e reter talentos: Quem já atua no setor público precisa manter-se engajado e motivado. É preciso propor ações para o desenvolvimento contínuo desses profissionais em diferentes momentos ao longo de sua trajetória.

4.       Considerar a realidade dos municípios: Propor soluções aplicáveis aos munícipios, que são mais carentes, mas têm políticas mais próximas do cidadão.

O desafio do Movimento Minas é fruto de uma parceria com o 12º ENEAP – Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas – que acontece entre os dias 15 e 18 de agosto, no Hotel Tauá, em Caeté (MG). O resultado das contribuições na fase de ideação será levado ao encontro, onde os participantes terão a missão de elaborar uma proposta a ser encaminhada a membros da comunidade acadêmica, autoridades estaduais e federais.

Sobre o ENEAP
O ENEAP é evento nacional realizado anualmente entre os estudantes e acadêmicos de Administração Pública e áreas correlatas. O evento surgiu em 2002 e, desde então, se consolidou como o principal espaço no qual os futuros gestores públicos trocam ideias, opiniões, experiências e visões acerca do que querem para o futuro da Administração Pública. Também participam do evento o corpo docente dos cursos, servidores públicos, autoridades políticas, empresas do terceiro setor, órgãos públicos e agentes da iniciativa privada. Esta edição do encontro é organizada pelos alunos dos cursos de Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP) e Gestão Pública da UFMG e conta com o apoio do Governo de Minas.

Sobre o Movimento Minas
O Movimento Minas é um projeto criado em 2011 que busca engajar cidadãos e organizações no desenho colaborativo de soluções para desafios coletivos no estado de Minas Gerais. Usando uma plataforma virtual e encontros presenciais, o Movimento objetiva aumentar a interação entre Estado e sociedade, baseado em desafios abertos.

Participe, colabore. Publique suas ideias e converse.
Caso sua instituição se interesse em propor um desafio ao Movimento Minas, entre em contato através do e-mail movimentominas@gmail.com.

No Twitter: @movimentominas

Nenhum comentário :