Novo site da Secretaria de Educação valoriza o acesso à informação para o usuário

Nenhum comentário


Quem acessou o site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) nos últimos dias encontrou novidades. Está no ar o novo site que, além de um layout diferenciado, aprimora o acesso à informação por parte do usuário. A mudança faz parte de uma estratégia do Governo de Minas que começou com a Secretaria de Educação, mas que será estendida a outros sete sites na primeira etapa.

No lugar dos tradicionais menus, o novo site da SEE tem um layout que permite que o próprio usuário faça uma busca do serviço ou informação que necessita, o que dinamiza e objetiva a sua navegação na página da SEE. No novo ambiente virtual, o usuário não necessita ter conhecimento prévio da estrutura funcional da Secretaria de Educação para encontrar o que precisa.

Uma das principais mudanças é a introdução do mecanismo de busca mais destacado na tela inicial. Por meio deste instrumento, otimiza-se o tempo do internauta, de forma que ele possa encontrar facilmente o que procura, de maneira rápida e fácil.

Além da valorização no sistema de busca, o novo layout e a redução no número de menus são mudanças pensadas com foco no cidadão. A  navegação por scrolling, em que o usuário encontra mais conteúdos com menos cliques, também é uma novidade.

O design da página foi feito a partir da observação de outros sites governamentais considerados referência para o chamado E-Governo em todo o mundo, ou seja, a melhor e mais eficaz organização de informações e serviços na internet pelas instituições públicas. As mudanças têm, portanto, como motivação central, a busca pela excelência na web.

A possibilidade de o internauta direcionar a sua navegação é apontada como um dos pontos positivos do novo site da SEE e já foi aprovada por alguns usuários. “Vejo que consigo realizar um filtro maior da informação. Vou direto naquilo que preciso”, avaliou a analista educacional, Gisele Alves Toledo.

Economia e colaboração
O novo padrão será estendido a outros sites institucionais e vai gerar uma economia significativa de gastos do governo com a otimização da manutenção e treinamento de pessoal, em uma ação colaborativa entre as secretarias. “Por exemplo, um mesmo aplicativo que seria utilizado pela Secretaria de Saúde para a marcação de consultas poderá ser utilizado pela Secretaria de Educação para marcar reunião com diretores de escolas”, avaliou o coordenador do projeto, Vitor Colares.

A nova orientação prioriza também a transparência dos dados. “Essa política acompanha a estratégia que vem sendo desenvolvida por meio da instalação de placas nas escolas estaduais com o último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como a disponibilização do histórico de desempenho, por escola, no site da Secretaria”, explica o assessor chefe de comunicação da Secretaria de Estado de Educação, Marcílio Lana.

A criação do novo site da Educação teve a coordenação da Subsecretaria de Comunicação Social (Secom), com apoio da Assessoria de Comunicação Social (ACS) e da Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais. O desenvolvimento, em Joomla, ficou a cargo da WebCitizen.

Acesse: www.educacao.mg.gov.br

Nenhum comentário :