12/04: 11º Encontro de Twitteiros Culturais de BH discute Mediação, educação e redes sociais

Nenhum comentário


No dia 12 de abril, dentro da programação do 1º Seminário Internacional sobre Mediação, a capital mineira recebe mais uma edição do Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH). Com o tema “Mediação, educação e redes sociais”, a iniciativa, uma realização da Estação do Saber e do Centro Pedagógico da UFMG, acontecerá no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100, Centro), às 10h30.

Segundo Júlia Ramalho Pinto, coordenadora do ETC-BH e uma das curadoras do 1º Seminário Internacional sobre Mediação, o objetivo do evento é debater e refletir como as redes sociais digitais podem promover um diálogo mais aberto na educação e até mesmo mediar conflitos.

“As redes sociais estão presentes na vida de milhares de pessoas e a tendência é que este número só aumente. No Brasil, mais de 87% dos internautas estão cadastrados em alguma rede social. Por isso, toda a sociedade deve discutir como essas ferramentas impactam na educação, e muitas vezes provocam conflitos ou, mesmo, soluções. Será que as redes sociais podem ser um convite a mediação? Este é o objetivo de nosso 11º ETC-BH”, explica Júlia.

Para debater o assunto, o evento contará com a presença da psicóloga e curadora do ETC_BH, Júlia Ramalho Pinto, do Doutor em História da Ciência e curador do ETC-SP, José Luiz Goldfarb; da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin e do assessor chefe de comunicação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Marcílio Lana. O encontro será mediado pelo jornalista e radialista da Rádio CBN, Marcelo Guedes.

Como Participar
Todos aqueles que se inscreverem para participar do 1º Seminário Internacional sobre Mediação poderão participar do 11º ETC_BH. Além dos inscritos no seminário, três internautas serão selecionados para participar dos dois dias do seminário (11/04 e 12/04) incluindo o 11º ETC_BH.

Pelo Twitter, os interessados devem seguir as páginas do evento no Twitter (www.twitter.com/@ETC_BH e www.twitter.com/@mediacao01) e responder, em apenas um twitte, citando a hashtags “#mediarÉ ...”

Pelo Facebook, os interessados devem curtir a página do 1º Seminário Internacional sobre Mediação. Além disso, a pessoa deve comentar respondendo ao post da campanha sobre “mediar é ...”, em apenas 140 caracteres. Depois de postada a resposta, o post tem que ser compartilhado.

As três melhores respostas serão julgadas pela comissão de organização do evento. O resultado será divulgado no dia 29/03 pelo blog e página do Facebook do evento.

O ETC Brasil
O ETC_BH, versão local do ETC Brasil, tem iniciativa e coordenação da Estação do Saber. O ETC Brasil vem tomando proporções cada vez maiores: ao todo são 17 cidades participantes e 14 Estados mobilizados. O foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. A idéia é pensar a relação do Twitter com a cultura, formas de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A plateia poderá interagir com perguntas e colocações.

Sobre o seminário
Com participação de vários especialistas nacionais e internacionais, o 1º Seminário Internacional sobre Mediação acontece nos dias 11 e 12 de abril, no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 - Centro). O objetivo é despertar e sensibilizar a sociedade para a importância da experiência da mediação em seus vários contextos, como nos âmbitos comunitário, familiar, judicial, escolar e empresarial. Além de esclarecer o que é mediação e o que dela se espera na contemporaneidade. O evento conta com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG), da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG), do Instituto Brasileiro de Direito de Família – seção Minas Gerais (IDBFAM-MG), das Secretarias de Estado de Educação e de Defesa Social de Minas Gerais e do Institut Universitaire Kurt Bösh (Suíça).

Agenda: “11º ETC BH - Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte”
Datas: 12 de abril de 2013 (sexta-feira)
Horário: 10h30 às 12h
Onde: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 - Centro)
Informações: (31) 2551-7663

Nenhum comentário :