15 a 17/04: Fórum sobre Políticas de inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo em MG

Nenhum comentário


O Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), que faz parte da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), convida para a 7ª edição do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), que irá acontecer a partir da próxima segunda-feira, dia 15, até o dia 17 de abril, das 8h às 18h, no Ouro Minas Palace Hotel, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O Evento é apoiado pelo SIMI e irá reunir responsáveis pelo gerenciamento das políticas de inovação e atividades relacionadas à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo. A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG integra o comitê organizador da 7ª edição do Encontro Nacional do Fortec, que também é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A Fundação Dom Cabral, considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo, é outra participante do Fórum.

“Dada a natureza do nosso trabalho de promoção do empreendedorismo de base tecnológica e da inovação, nosso apoio é indispensável dentro de um processo de fazer com que Minas Gerais esteja cada vez mais inserida na economia do conhecimento como promotora do desenvolvimento do Estado. Estamos apoiando e à disposição da UFMG para continuar este trabalho de apoio a este grande evento”, afirma o Superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes, José Luciano de Assis Pereira.

Temas em destaque
Neste ano, o Fortec promoverá a discussão de temas para alavancar o nível e a eficiência dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS), visando auxiliar na estruturação e fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação (SNI) Brasileiro. O evento reunirá notórios especialistas internacionais e nacionais da área de inovação e tecnologia, a fim de compartilhar experiências e apresentar formas de maximizar a proteção do conhecimento e a transferência de tecnologia.

Para o secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Vilela, os NITS têm papel estratégico para o avanço da inovação em nosso país, particularmente na transferência de tecnologia das Universidades para a Indústria. “Os NITs são o caminho mais promissor para a ampliação da propriedade intelectual entre nós, assim como para tornar mais efetiva a transferência de tecnologia”, disse. Para José Luciano Pereira, o evento  adquire importância particular por ser realizado, nesta 7ª edição, pela UFMG/CTIT, no Estado de Minas Gerais.

Palestrantes:
Lita Nelsen - Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos: Diretora do Escritório de Licenciamento de Tecnologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este escritório gerencia mais de 500 novas invenções por ano do MIT, o Instituto Whitehead, e Laboratório Lincoln.  

Renée Ben-Israel - Yissum da Universidade Hebraica de Jerusalém: Vice Presidente de Propriedade Intelectual da Companhia de Transferência de Tecnologia — a Yissum — da Universidade Hebraica de Jerusalém. Fundada em 1925, a Universidade é a mais antiga das sete universidades de pesquisa de Israel. Renée iniciou seus trabalhos na Companhia em 1988. A Yissum possui hoje 1.300 "famílias" de patentes, ou seja, patentes registradas em no mínimo dois países.

Nuno Pires de Carvalho - Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI): Diretor da Divisão de Propriedade Intelectual e Política da Concorrência da OMPI/ONU e especialista em propriedade intelectual com foco nos mecanismos, obrigações e oportunidades de proteção de segredo comercial no âmbito do Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS).

Carlos Arruda - Fundação Dom Cabral: PhD em Administração Internacional pela University of Bradford, Management Centre (Inglaterra), é professor de Inovação e Competitividade e coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral. Prof. Arruda é também coordenador no Brasil dos estudos do World Competitiveness Yearbook do IMD e Global Competitiveness Report do World Economic Forum. Membro do conselho curador do Unicon (EUA) e dos conselhos assessores do UNIEthos (Brasil) e da Universidade Arcelor (Luxemburgo).

Erik Sander - Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Flória: Professor Sander trabalhou na NASA como engenheiro e também como Diretor de Transferência de Tecnologia; foi Diretor da Cenetec Empreendimentos, co-fundador e Presidente do Grupo V2R, uma empresa de comercialização de tecnologia. Além disso, atuou como Diretor fundador da UF-Florida High Tech Corridor Council (FHTCC) Matching Funds Research Program, Diretor Associado do Consórcio de Sistemas de Energia do Estado da Flórida, Diretor Associado do Centro de Excelência em nano-bio sensores da Universidade da Flórida, e co-investigador principal do Centro de interfaces inovadoras cérebro-máquina da Universidade da Flórida.

Acesse a programação completa do evento aqui.

Nenhum comentário :