26 e 27/04: Ônibus Hacker vem a BH e traz workshop de dados abertos

Nenhum comentário


Belo Horizonte recebe, entre os dias 26 e 27 de abril, a visita do Ônibus Hacker, projeto itinerante que circula por várias cidades do país. No ônibus são realizadas oficinas gratuitas de vários temas ligados não só ao universo hacker, mas também outras atrações culturais.

Apesar de o termo estar erroneamente associado a pessoas que invadem dados confidenciais na internet, o hacker é o indivíduo que se dedica com intensidade a conhecer e modificar dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, hackers são programadores habilidosos, muitos deles contratados a peso de ouro em grandes empresas e instituições.

O Ônibus Hacker é um laboratório ambulante que leva para várias cidades oficinas rápidas como TV e Rádio livres, Oficina de Scraping, Crochê, Ukulele, Como Fazer um projeto de Lei, Lambe-lambe da Transparência, Poesia Hacker, Jogos de Tabuleiro Políticos, Visualização de Dados, Cinema de Massinha, Circuito Eletrônico com Ferro de Passar, Arduino, Roteadores Livres, entre outros.

Contando com o apoio do Movimento Minas e do Plug Minas, as oficinas não têm hora marcada, bastando que os interessados compareçam à sede do Plug Minas (Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto) entre 10h e 18h.

As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site http://dadosgovernamentaisabertos.org/

Workshop
O Workshop de Dados Abertos BH será realizado como parte de uma parceria entre a Comunidade Transparência Hacker, representada pelo Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, e a Controladoria-Geral da União, com apoio do Movimento Minas e Plug Minas. O objetivo da parceria é promover a publicação e o uso de dados governamentais abertos no país.

Veja aqui os detalhes da oficina e se inscreva clicando aqui. As vagas são limitadas!
Data: 26 e 27 de Abril das 10h às 18h.

Programação:
26 de Abril
10h00 - 10h30 -> Abertura e apresentação
10h30 - 12h30 -> Parte 1: Oficina de Introdução aos Dados Abertos
12h30-13h30 -> Almoço
13h30 - 15h30 -> Parte 2: Oficina de Padrões Abertos e Visualização de Dados
15h30 - 17h30 -> Parte 3:  Oficina de Jornalismo Hacker: Contando histórias com dados públicos
17h30 - 18h00 - Encerramento

27 de Abril
10h00 - 10h30 -> Abertura, apresentação e brainstorm coletivo
10h30 -> 12h30 -> Hackday
12h30 -> 13h30 -> Almoço
13h30 -> 17h30 -> Hackday
17h30 -> 18h00 -> Encerramento e apresentação dos projetos

Saiba o que será tratado em cada parte do Workshop

Introdução aos Dados Abertos (sexta-feira)
Oficineiro: Pedro Markun
Descrição: Introduzir os conceitos dos Dados Abertos e o que significa Transparência Pública no contexto da sociedade em rede. Discutir as legislações brasileiras (LAI e Lei Capeberibe) e suas conexões com os dados abertos. Falar um pouco sobre o contexto regional de Minas e Belo Horizonte e sobre o cenário internacional.

Oficina de Padrões Abertos e Visualizações de Dados  (sexta-feira)
Oficineiro: Capi Etheriel
Descrição: Apresentar as tecnologias mais populares e funcionais para a publicação de dados abertos, metadados e boas práticas para a disponibilização e documentação dos dados, ferramentas e técnicas para raspagem de dados, além de ferramentas livres para visualização e interação com grandes conjuntos de dados.

Oficina de Jornalismo Hacker: Contanto histórias com dados públicos (sexta-feira)
Oficineiro: Daniela Silva
Descrição: Explorar as possibilidades do uso dos dados abertos para incentivar a participação dos cidadãos na política. Casos nacionais e internacionais de aplicativos baseados em dados. Casos de transformações políticas que sugem a partir do uso da transparência radical e da liberdade de informação.

Hackday (sábado)
Descrição: Colocar em prática o que foi aprendido no dia anterior.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Serviço:
Ônibus Hacker
Data: 26 e 27 de Abril das 10h às 18h
Local: Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte

Realização: Controladoria-Geral da União, UNESCO, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e Comunidade Transparência Hacker.
Apoio: Movimento Minas e PlugMinas.

Workshop de dados abertos
Data: 26 e 27 de Abril das 10h às 18h
Local: Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Necessário inscrição: http://www.movimentominas.mg.gov.br/pagina/onibus-hacker

Realização: Controladoria-Geral da União, UNESCO, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e Comunidade Transparência Hacker.
Apoio: Movimento Minas e PlugMinas.

Nenhum comentário :