Circuito Cultural Praça da Liberdade lança aplicativo para tablets e smartphones

Nenhum comentário

Já está disponível nas lojas digitais App Store e Google Play o novo aplicativo do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O acesso, totalmente gratuito, garante aos usuários informações sobre os oito museus e espaços que atualmente compõem o Complexo cultural, detalhes sobre localização e prestação de serviços e ainda um tour virtual com detalhes para quem ainda não conhece o Circuito.

Com versões em português, inglês e espanhol, o aplicativo conta com espaço para sugestões de roteiro; programação atualizada; possibilidade de gravar vídeos e deixar dicas, comentários ou sugestões; compartilhar atualizações nas redes sociais – como o Facebook e o Twitter; e, ainda, fazer um tour virtual.

Usuários de telefones e tablets com plataforma iOS ou Android, com versão a partir de 4.0, poderão percorrer a Praça da Liberdade e, pelo menos, três espaços com visão 360º, com detalhes arquitetônicos e históricos dos prédios. “Lançamos recentemente o novo portal e o aplicativo soma-se à nossa proposta de divulgar o Circuito Cultural Praça da Liberdade não só para os belo-horizontinos, mas também para turistas de todo o mundo. A iniciativa reafirma uma das características do Circuito que é o acesso à cultura de forma dinâmica e interativa”, contextualiza a gerente executiva do Complexo, Cristiana Kumaira.

O projeto foi desenvolvido pela empresa Omega Software e é compatível com os sistemas iOS e Android. Para baixá-lo, o usuário deve ter uma conta na App Store ou no Google Play e procurar pelo nome “Circuito Cultural Praça da Liberdade”. O projeto foi realizado pelo Instituto Cultural Sérgio Magnani, co-gestor do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em parceria com o Governo de Minas.

Circuito na rede – Amantes da cultura mineira também já acompanham a programação e novidades do Circuito Cultural Praça da Liberdade pelas redes sociais. São mais de 4 mil curtidores no Facebook  e mais de mil seguidores no Twitter. “Ter acesso a grandes obras e espaços culturais à mão, em qualquer lugar do mundo, já é uma realidade e nosso desafio é melhorar cada vez a prestação desse serviço. Queremos somar esforços na divulgação cultural de Belo Horizonte. Além das atividades próprias do Circuito, há uma série de outras iniciativas sendo realizadas na cidade e temos dado visibilidade a elas nos nossos canais”, reforça Kumaira.

SOBRE O CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE
Um dos mais importantes complexos culturais do país, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o resultado da parceria do Governo de Minas com a iniciativa privada. O objetivo é explorar a diversidade cultural em uma região da cidade com enorme valor histórico, arquitetônico e simbólico. São oito espaços culturais já em funcionamento, além de outros cinco em fase de instalação. Somente em 2012, mais de 700 mil pessoas visitaram o complexo. Só o programa educativo atendeu mais de 75 mil alunos da rede pública de ensino, além de associações e entidades filantrópicas. O Circuito é co-gerido pelo Instituto Sérgio Magnani, por meio de parceria com o Governo do Estado.

Espaços em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além de atividades do Inhotim Escola.
Espaços em fase de instalação: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae-MG e Museu do Automóvel, bem como a sede do Inhotim Escola.

Nenhum comentário :