MG vai ao Vale do Silício buscar parcerias para programa de startups

Nenhum comentário

Uma delegação do governo de Minas Gerais está no Vale do Silício, na Califórnia, esta semana, em busca de parcerias para promover a cultura de inovação no estado.

Segundo o governo mineiro, representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e do Escritório de Prioridades Estratégicas de Minas Gerais têm encontros com profissionais e empresas ligadas a startups na Singularity University, que fica no campus da Nasa, a agência espacial americana, e que é patrocinada por empresas como Google. A instituição também é conhecida como Universidade do Futuro por seu trabalho na preparação de líderes para criação de novas tecnologias.

Antes disso, na segunda-feira (22), a delegação mineira esteve no Media Lab Member Event do Massachussetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos, encontro anual que reúne os principais parceiros da instituição. Em acordo assinado em novembro de 2012, o governo de Minas se tornou o primeiro ente governamental latino-americano a integrar o MIT. A parceria visa a dotar o estado de projetos tecnológicos em diversas áreas, dando acesso às pesquisas desenvolvidas no Media Lab, que também poderá desenvolver soluções tecnológicas para ajudar a resolver desafios de Minas.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas, Dorothea Werneck, considera a parceria com o Media Lab fundamental para o estado. "Esta parceria pode contribuir, e muito, para atrair cada vez mais investimentos em setores da chamada Nova Economia, que têm alta concentração de tecnologia e conhecimento", disse a secretária.

'Minas é parceiro do maior centro de inovação do mundo'
Para o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, esta é mais uma oportunidade para ampliar o ambiente de inovação de Minas Gerais. "Ao participar desse evento, o governo de Minas se posiciona como importante parceiro do maior centro de inovação do mundo, o lugar em que as pessoas estão pensando como será o futuro", afirmou.

Barrence disse que o papel do Escritório na parceria é ser o ponto focal dentro do governo de Minas na articulação entre as pesquisas do Media Lab que podem servir para solucionar desafios no estado, juntamente com as secretarias envolvidas.

Segundo o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, o MIT Media Lab é um dos centros mundiais mais respeitados na produção do conhecimento sobre ferramentas de inovação. "Ao propor nossa presença, o Escritório quer que tenhamos contatos com novos instrumentos para que possamos aplicá-los em Minas Gerais e contribuir para a diversificação de sua economia, meta muito importante para que conquistemos avanços também na educação, saúde, segurança e outros setores que refletirão sensivelmente no bem estar da nossa população", afirmou.

Participam da delegação mineira a secretária  Dorothea Werneck, o secretário-adjunto  Evaldo Ferreira Vilela e, pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, a vice-diretora presidente Emília Paiva e o coordenador do Núcleo de Entregas e Empreendedores Públicos Bruno Coscarelli.

Fonte

Nenhum comentário :