Site da Secretaria de Estado de Saúde está de cara nova

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Esta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) levou ao ar seu novo portal na Internet. Com novo design e ainda mais focado na prestação de serviços para o cidadão, a página traz diversas novidades, como o maior destaque no campo de busca e nas notícias. Além disso, banners na capa do site estimulam o usuário a conhecer o lado humanizado da Saúde no Estado, além dos programas e ações oferecidas.

Agora, as informações estão segmentadas em três categorias: Cidadão, Gestor e Profissional, facilitando assim a disseminação de informações para os diversos públicos que buscam a informação nesse canal.

Por meio das abas das categorias, o internauta pode acessar diretamente assuntos de seu interesse. Além disso, ao priorizar a ferramenta de pesquisa, que é mais objetiva e mostra os resultados da busca por categoria (Programas e Ações, Documentos, Resoluções, Notícias), o visitante encontrará facilmente o que precisa.

Isso gera maior objetividade e efetividade para encontrar algum arquivo, documento, resolução, normatização, notícia ou outra informação que se deseja.

A seção “Fale Conosco” também mudou. O novo conceito será nos moldes propostos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em que o usuário envia a solicitação por um sistema online e também recebe a resposta pelo sistema. Nesse novo método, as próprias áreas vão acessar diretamente às demandas e os atendentes receberão treinamento para operar o novo sistema.

De acordo com dados do Google Analyticis, o site www.saude.mg.gov.br recebe cerca de 240 mil visitas por mês, sendo que a maior procura é por serviços como fornecimento de medicamentos, acesso a editais e boletins epidemiológicos. "O novo site apresenta avanços significativos tanto em seu padrão estético - visualmente mais agradável e com o acesso segmentado por públicos - quanto pela disponibilidade das informações”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Francisco Tavares Júnior.

Segundo Francisco, a segmentação de informações para os cidadãos reforça o conceito da chamada Gestão para Cidadania. “Este é um grande desafio do SUS: fazer com que os cidadãos assimilem seu funcionamento e consigam entender os serviços ofertados, melhorando o acesso. Também do ponto de vista das informações para gestores, percebe-se um avanço imprescindível. Esperamos que o novo site se torne mais do que um portal, uma ferramenta de fortalecimento da gestão e da cidadania”, destaca o secretário adjunto.

Estratégia de Governo
A novidade, que começou com o site da Secretaria de Estado de Educação, será estendida em breve a todos os ambientes virtuais do Governo de Minas. O novo layout, a redução no número de menus e valorização no sistema de busca são mudanças pensadas com foco no cidadão, que nem sempre conhece a estrutura organizacional dos diversos órgãos públicos do Estado.

O layout foi desenhado a partir da observação de outros sites governamentais considerados como referência para o chamado E-Governo, ou seja, a melhor e mais eficaz organização de informações e serviços na internet pelas instituições públicas. As mudanças têm, portanto, como motivação central a busca pela transparência no acesso à informação.

A mudança pretende gerar uma otimização no serviço público e uma ação colaborativa entre as secretarias.  “Por exemplo, um mesmo aplicativo que seria utilizado pela Secretaria de Saúde para a marcação de consultadas poderá ser utilizado pela Secretaria de Educação para marcar reunião com diretores de escolas”, avalia o coordenador do projeto, Vitor Colares.

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