Fan Pages no Facebook vão além das “futilidades”

Nenhum comentário

Gina Indelicada, Chapolin Sincero, Hebe Design e Coruja Depressão. Esses são alguns dos personagens que, com fan pages engraçadas no Facebook, tornaram-se verdadeiros fenômenos na rede social. No entanto, não apenas de futilidades vivem as fan pages, em busca de “curtidas” na rede. Muitas delas se transformaram em canais oficiais de empresas ou mesmo disponibilizam dicas e serviços importantes para o dia a dia.

É o caso da Língua Afiada. Uma fan page voltada para dar dicas da Língua Portuguesa. Quem a “curte”, pode todos os dias responder a exercícios de Português ou, simplesmente, ficar atento aos ensinamentos dados. Com pouco mais de duas semanas de implementação, a página já está próxima de 300 “curtidas” e tem caído no gosto não apenas de estudantes e concurseiros como também de pessoas dispostas a melhorar sua escrita, ou mesmo ficar atentos e se reciclar com as novas regras da gramática.

Para o jornalista mineiro Téo Scalioni, um dos idealizadores da Língua Afiada, o Facebook pode sim divulgar conteúdos com qualidade e que sejam úteis para as pessoas. “Trata-se de uma ferramenta com um alcance muito grande e precisa ser aproveitada também para melhorar o conhecimento”, afirma ele, que não recrimina de forma alguma as páginas de humor, consideradas pela própria rede social como páginas de futilidades. “Há muita gente no Facebook. Por isso tem espaço para todo mundo. Às vezes as páginas consideradas fúteis são boas para melhorar o dia e o humor das pessoas”, considera.

O jornalista afirma que teve a ideia após participar de um curso de português e observar a quantidade de “pegadinhas” que a língua possui. “Percebi que poderia repassar questões que geram dúvidas a mais pessoas por meio do Facebook. Nosso diferencial em relação a outras fan pages é que não damos apenas as dicas, postamos os exercícios instigando as pessoas à responder e a testar o conhecimento”, conta ele, que elabora o conteúdo com pesquisa em gramáticas convencionais, dicionários e na própria internet.

Sobre o aumento das “curtidas”, a meta do Língua Afiada é terminar o ano com mais de mil. Para isso, a fan page pretende organizar em dezembro um “quiz” de português com direito a prêmios, como mini-dicionários e CDs aos vencedores do teste. “Também em breve vamos investir em anúncios do próprio Facebook”, garante.

Além do Língua Afiada, outras fan pages desse tipo no Facebook dão dicas para Concursos Públicos, para o Enem, vestibulares, de literatura, matemática, livros, Inglês, filmes etc.

Nenhum comentário :