Animatto completa 10 anos de mercado e espera fechar 2013 com receita acima de R$2 milhões

Nenhum comentário
Com história de uma década de mercado, a Animatto, agência de comunicação digital com sede em Belo Horizonte (MG), vive uma das melhores fases de sua trajetória. A expectativa para esse ano é de crescimento acima da média do mercado e alcançar um faturamento acima dos dois milhões de reais, fato que coloca a empresa em posição de destaque entre as mais conceituadas agências do segmento no Brasil.

Além das duas filiais abertas em 2012, em São Paulo (SP) e Brasília (DF), a empresa estuda novos mercados de atuação e a criação de negócios inovadores, que devem ser lançados ainda no segundo semestre deste ano, para incrementar a entrega de produtos e serviços para sua carteira de clientes que inclui nomes de peso, como a Odebrecht Realizações Imobiliária, Prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), o espaço de eventos Anhembi, Boate NaSala, Alphorria, Master Turismo, Sava Móveis, Usifast, Cowan, Grupo Chalezinho, DTA (Disritmia) e L’acqua di Fiori.

“Entrar nos mercados estratégicos de comunicação de São Paulo e Brasília foi um grande passo para a ampliação dos nossos negócios e já colhemos bons frutos dessa decisão. A previsão é de aumentarmos nosso share nos próximos anos. Em abril, fomos pioneiros na participação do Internet World, em Londres, uma das mais importantes iniciativas voltadas para o segmento de negócios online. Trouxemos várias ideias e tendências na bagagem para colocarmos em prática e adaptá-las ao mercado brasileiro”, afirma Gustavo Portes, diretor comercial da Animatto.

Uma década de aprendizado e consolidação
A empresa, fundada em 2003, por Gustavo Portes, tem também como sócios Marco Túlio Alcântara e Guilherme Ribeiro. O início das atividades ocorreu com um investimento baixo, algo em torno dez mil reais, em uma sede modesta e poucos funcionários.

Na história mais recente da empresa, Marco Túlio Alcântara, diretor de produção, destaca o ano de 2009 como um marco na história da agência. “Passamos por vários percalços no caminho até nos tornarmos reconhecidos no mercado. Este ano é um divisor de águas na história da Animatto. Até este momento, nossa taxa de crescimento girava em torno de 20% a 30% ao ano. A partir daí, a empresa mudou de patamar e começou a crescer entre 50% a 100%, contando com um novo estilo de gestão”, relembra o diretor.

Foi nesse período que grandes mudanças ocorreram na estrutura, posição no mercado e gestão do negócio. A consequência foi a expansão, mudando para uma sede maior e contratando novos profissionais, dobrando o número de colaboradores na equipe. Em 2011, os empresários criaram o Grupo Animatto, e firmaram mudar para importantes parcerias com empresas no Brasil e no exterior.

Em seguida, fundaram uma nova empresa, paralela à Animatto e pertencente ao mesmo Grupo, a KeepTalking, voltada 100% para estratégias de posicionamento de marca e relacionamento em redes sociais. “Foi quando entrou o terceiro sócio, Guilherme Ribeiro, que assumiu a diretoria de planejamento. Ele havia voltado de um longo período de residência no exterior, onde concluiu seu mestrado na França, com passagens profissionais pela Orange (telecom francesa) e no time da McKinsey, em Valparaíso, no Chile. Com seu retorno e experiência, criamos uma outra agência”, explica Marco Túlio.

Em 2012, devido ao rápido crescimento das empresas, os executivos decidiram unificar as operações, agrupando todos os serviços em uma única agência, a Animatto. “Não é o fim do Grupo, pois estudamos ainda a abertura de novos negócios. Com isso, houve a expansão da nossa sede e um novo crescimento. Desta vez passando para uma casa, onde estamos atualmente, com uma área total aproximada de 300m2. Novas contratações foram realizadas, chegando a 25 funcionários. Ainda foi realizado um investimento de 300 mil reais na nova estrutura e crescemos 100% em 2012, acima dos 70% do ano anterior”, descreve Guilherme Ribeiro.

O que vem pela frente
Para os próximos anos, de acordo com Gustavo Portes, o objetivo é tornar a Animatto atuante em todo o país. “Já temos filiais em São Paulo e em Brasília. Nosso desejo é ter uma Animatto em todas as capitais do Brasil. E sonhamos mais alto! Atuar em Londres, França e Estados Unidos através de parcerias com outras empresas, que nos apoiarão no projeto futuro de abrirmos escritórios fora do Brasil”, conta Gustavo.

Os três sócios, sempre atentos às novidades e prospectando novos negócios, projetam para breve um lançamento exclusivo com parceiros de outras áreas. “Não podemos revelar muito, mas nesses projetos paralelos vamos unir nossa experiência de comunicação digital com expertise de empresas da área esportiva, de eventos e de educação”, instiga Gustavo Portes.


Marco Túlio Alcântara, Guilherme Ribeiro e Gustavo Portes - Foto Thaiz Pimentel

Nenhum comentário :