22 e 23/11: Tecnofeira vai reunir empresários, estudantes e profissionais de TI em BH

Nenhum comentário


O Minascentro sediará a maior feira de tecnologia de Minas Gerais, “Tecnofeira 2013”, nos dias 22 e 23 de novembro. O evento apresentará 57 projetos tecnológicos, entre sites, softwares e aplicativos, com soluções inovadoras em diversos setores, como empresarial, entretenimento, turismo, responsabilidade social, educação, comércio e prestação de serviços e saúde, entre outros. Todos os trabalhos foram idealizados e desenvolvidos por alunos do terceiro ano como projeto de conclusão do curso técnico em informática do Colégio Cotemig.

A Feira tem entrada franca e é uma oportunidade para interação entre empresários, estudantes, profissionais do ramo de Tecnologia da Informação e a comunidade interessada. O coordenador da Tecnofeira, Maurício Ribeiro, afirma que o Cotemig investiu cerca de R$ R$170 mil no evento com exposição, estantes de jogos, campeonatos, oficinas e palestras com especialistas.

 “A Tecnofeira surgiu em 1993 para proporcionar aos estudantes do Cotemig uma vivência prática e mercadológica. Hoje, 20 anos depois, não só cumpre essa função, como também contribui para o fortalecimento do setor de TI no mercado mineiro, uma vez que reúne profissionais de informática, empresários e educadores para intercâmbio de ideias”, analisa o coordenador.

Feira de oportunidades


Ribeiro explica que a Tecnofeira é um espaço de oportunidades para todos os participantes. “Profissionais da área de tecnologia podem assistir às palestras e oficinas para se qualificarem, enquanto as empresas do segmento terão a oportunidade de encontrarem mão de obra qualificada com experiência em programação e os estudantes poderão apresentar todo o seu potencial, podendo conseguir uma proposta de contratação e, até mesmo, um patrocinador ou cliente para o projeto, como já ocorreu nas edições anteriores”, observa.

Neste ano, 450 alunos apresentarão a sua criação para o mercado de TI, setor que está entre os que mais empregam no país.  Outra boa notícia para esses jovens é que os técnicos estão sendo amplamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Um estudo realizado pelo IPEA revelou que foram criados 402.490 postos para técnicos de nível médio no Brasil, entre 2009 e 2012. Os trabalhos da Tecnofeira têm como perfil a criatividade e o baixo custo de implantação.

O grupo de Ramon Gonzalez Mendes investiu em um projeto que promete auxiliar caminhoneiros em caso de roubo de cargas. “É um aplicativo para Windows Phone que possibilita ao caminhoneiro acionar a seguradora, diretamente de celular, em caso de roubo”, conta. Já, a equipe de Caio Cesar Silva Gomes desenvolveu um site para agilizar o atendimento em restaurantes. “Cada mesa possui um tablet com um programa que o cliente usa para fazer o pedido. O garçom não precisa mais se preocupar em anotar e encaminhar os pedidos e fica liberado para levar o pedido até as mesas. As informações também são usadas para fechar a conta, então o cliente pode conferir tudo o que foi consumido. Os dados são enviados diretamente para o caixa”, explica.

TECNOFEIRA 2013:
Local: Minascentro – Avenida Augusto de Lima, 785, centro.
Data: 22 e 23 de novembro.
Horário: Das 14h às 21h
Entrada Franca
Outras informações: www.tecnofeira.com.br

Nenhum comentário :