Aplicativo pra tudo, até para o gerenciamento de empresa via mobile

Um comentário
Planilhas e softwares lançados até dois anos atrás, gradativamente vêm sendo menos utilizados por CEO’s e gestores. Atualmente, um empresário pode gerenciar sua empresa, controlar finanças, agendar reuniões e administrar suas vendas através de um aplicativo móvel.

Os principais apps do mercado e os mais baixados são o Podio, Asana, Base e Pipedrive. O CEO da Sapiens Solutions, Guilherme Reis, usuário desses aplicativos, analisou cada um deles e listou uma série de observações que podem ajudar quem está a procura de um app ideal para o seu negócio.

Dentre as principais vantagens que todos os aplicativos apresentam, vale destacar que com qualquer um deles é possível: gerenciar equipes, gerenciar tarefas e ter todas as informações salvas em nuvem. Porém os apps mais completos são o Podio e Asana, de acordo com Reis: “Com eles é possível ainda gerenciar projetos, trocar e-mail’s pelo aplicativo e trabalhar projetos colaborativos. Além disso, eles permitem ainda desempenhar múltiplas tarefas simultaneamente no mesmo app, utilizando várias abas”.

O Base também é um excelente aplicativo, na opinião do CEO, mas que pode ter melhor desempenho para uma função específica: “Se a empresa trabalha com vendas, o Base vai oferecer um gerenciamento que nenhum outro dá. Já o Pipedrive é excelente para gerenciar a rotina de representantes comerciais e suas vendas. "Um aplicativo acaba complementando o outro, mas em poucos detalhes. Vale a pena testar cada um para ver qual será o mais ideal para quem usa o app e claro para o melhor gerenciamento da empresa”, afirma Reis.

Alguns pontos devem ser levados em consideração, segundo o especialista:
- o setor de serviços é o mais indicado para a utilização dos aplicativos testados;
- os apps serão melhores reaproveitados se os setores da empresa se comunicarem entre si;
- a maioria desses aplicativos já aceitam upload, ou seja, é possível carregar documentos salvos em discos rígidos no app;
- as únicas funcionalidades não encontradas nestes aplicativos são gerenciamento de fluxo de caixa e outras relacionadas a finanças e contabilidade. Neste caso, o recomendado por Reis é o uso de softwares específicos;
- não há limitações para o tamanho da empresa. Os aplicativos são direcionados a micros, pequenos, médios e grandes negócios. Gestores do Twitter, Whatsapp e YouTube já declararam que utilizam desses aplicativos para administrarem suas startups.

Através do infográfico, é possível ter um panorama das principais funcionalidades de cada aplicativo. Confira:


Considerando os principais diferenciais de cada app, Reis afirma que “o Podio é voltado para gestão realizada diretamente pelo dono do empreendimento; o Asana e Pipedrive são voltados à gestão de equipes e projetos e o Base é excelente para gestão de vendas e equipe de vendas”.