Lápis Raro encerra 2013 com um convite para reflexão sobre alegria, inspiração e criatividade

Nenhum comentário
Todos os anos, a Lápis Raro encerra suas atividades comemorando as conquistas de mais um ciclo e convidando equipe, clientes e parceiros para uma reflexão. Para 2014, o tema escolhido – e desdobrado no Diário de Bordo da agência – foi a alegria, que pode e deve ser descoberta nos mais singelos momentos cotidianos.

"Falo de uma alegria que sussurra uma pequena certeza dentro da gente: estou aqui, onde quero estar. Estou fazendo o que quero fazer, o que acredito. Estou inteira no que sinto, no que penso e no que faço. No mundo dos negócios, muitas vezes construímos muros que uma revolução alegre pode derrubar. Muros que separam diversão de trabalho, humor de seriedade, leveza de eficiência, brilho no olho de responsabilidade e ao separarem coisas que andariam tão bem juntas, nos empobrecem", explica Carla Madeira, diretora de Criação.

Alegria interativa
Para estender a reflexão aos moradores de Belo Horizonte, a agência desenvolveu, em parceria com a Ioasys, um aplicativo para dispositivos móveis que permite o registro e a postagem de Pequenas Alegrias Disponíveis à nossa volta. Podem ser registradas as mais diversas travessuras, delicadezas e delícias de BH, de uma pista de skate ao lado de casa ao melhor pão de queijo da cidade e à praça com muita sombra, ideal para cinco minutos de descanso no meio de um dia corrido. “A ideia é disponibilizar um mapa coletivo, que estará em construção contínua, ilustrando com fotografias pequenas alegrias que podemos encontrar por aí. Nesse guia temático da cidade, vale destacar a categoria que pretende mapear e identificar nossas árvores, tão características da paisagem belo-horizontina”, explica Juliana Duarte, diretora do Núcleo de Comunicação Digital da Lápis Raro.

O aplicativo é gratuito, disponível para o sistema operacional iOS e no site alegriasdisponiveis.com.br. O lançamento da ferramenta foi no dia 12 de dezembro, como forma de homenagear Belo Horizonte por seu 116° aniversário.

Alegrias diárias
Essa atenção para a descoberta das pequenas alegrias disponíveis foi a base criativa do Diário de Bordo da Lápis Raro. A peça, distribuída anualmente para funcionários, clientes e parceiros da agência, funciona como um caderno para anotação de ideias e busca lembrar que, no período que se inicia, o importante é encontrar momentos de leveza e prazer em tudo o que fazemos. “A alegria não se oferece, é delicada, frágil, vive misturada, camuflada nas pequenas coisas, no nosso dia a dia. Precisa dos nossos olhos pra ser vista, da nossa vontade para se entregar", detalha Carla Madeira.

Para transpor esse conceito para o suporte gráfico, a Lápis Raro utilizou-se de recursos capazes de aproximar a peça e quem a receberia. Além de dedicatórias personalizadas e da entrega de um ramo de alecrim (erva-símbolo da alegria), pela primeira vez o Diário de Bordo foi produzido com material flexível, mais confortável ao toque e prático de carregar. O Diário possui tom predominantemente amarelo e é ilustrado com elementos que, a todo momento, nos recordam que a alegria pode ser encontrada no que há de mais simples: uma bala, um pedaço de abacaxi ou um balão.



FICHA TÉCNICA – APLICATIVO ALEGRIAS DISPONÍVEIS
Direção de Criação: Carla Madeira e Juliana Duarte
Direção de Atendimento: Simone Moreira
Direção de Comunicação Digital: Juliana Duarte
Supervisão de Comunicação Digital: Juliana Sampaio
Concepção e planejamento: Juliana Duarte, Juliana Sampaio, Antônio Junior, Ieda Shingai, Luiza Sá e Mariano Santoro 
Arquitetura de Informação: Mariano Santoro
Designer de Interface: Ieda Shingai 
Desenvolvimento Mobile: IOASYS
Programação: Antônio Junior e Victor Volker 
Redação Digital: Luiza Sá
Redes Sociais: Helena Moreira
Estratégia de divulgação: Juliana Sampaio, Luiza Sá, Vitor Quinet, Pedro Sampaio, Helena Moreira, Ieda Shingai e Gabriela Mayrink
Revisão: Gabriel de Angelis

FICHA TÉCNICA – DIÁRIO DE BORDO 2013 – ALEGRIAS DISPONÍVEIS
Direção de Criação: Carla Madeira e Daniela Piancastelli
Criação: Carla Madeira e Saulo Guarise
Produção Gráfica: Poliana Alves
Finalização: Maurício Mutz
Montagem: Carlos Roberto
Revisão: Teresa Cristina Pessoa Brandão

Nenhum comentário :