12/03: CONECTA Storytelling | Como identificar e representar dados e informações?

Nenhum comentário

A 3ª edição do CONECTA promove uma oficina sobre Storytelling com Rahul Bhargava, do Center for Civic Media do MIT Media Lab, em Belo Horizonte nos dias 12 e 13 de março. O evento é voltado para interessados em levantamento e identificação de dados e formas de expressão e visualização dessas informações. 

No dia 12/03 (quarta-feira), às 19h, o pesquisador Rahul Bhargava, do Center for Civic Media do MIT Media Lab, realiza uma oficina gratuita sobre Storytelling, promovida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas. O evento trata formas de tornar informações mais acessíveis. Será discutido o processo de identificação de dados, a capacidade de elaborar histórias e as formas de representá-las visualmente, passando por referências de datajornalismo, infografia e ‘sensemaking’. Os participantes terão a oportunidade de aprender e aplicar algumas das técnicas durante a oficina.

Nessa edição, o CONECTA será dividido em 2 módulos. O primeiro é uma palestra seguida de atividades práticas. O segundo módulo oferece um aprofundamento das técnicas apresentadas. São apenas 100 vagas para o 1º dia e 50 vagas para o 2º dia, exclusivas para os participantes da primeira etapa. O tema pretende engajar infografistas, jornalistas, designers e cidadãos interessados na metodologia dos professores do MIT Media Lab. A inscrição GRATUITA pode ser realizada até às 14h00 do dia 10 de março. Os presentes nas duas etapas receberão certificados de participação.

Os participantes do CONECTA Storytelling serão incentivados a continuar o trabalho, com acompanhamento do Escritório de Prioridades e dos especialistas do Center for Civic Media do MIT Media Lab. Além disso, o Governo de Minas planeja a realização de atividades no próprio Media Lab, para que os membros da rede do CONECTA possam conhecer o laboratório e participar de atividades na Universidade, em Cambridge (EUA). (Os custos com despesas referentes à viagem são de responsabilidade de cada participante, sendo que caberá ao Governo somente a viabilização da visita).

Sobre Rahul Bhargava
Rahul Bhargava é pesquisador e professor do Centro de Mídias Cívicas do MIT Media Lab. Ele pesquisa tecnologias que contribuem com o fortalecimento de comunidades e com o engajamento cívico. Interessa-se especialmente em promover a habilidade de pessoas “comuns” em compreender dados.

Data Mural
Além da agenda aberta à comunidade, os pesquisadores irão conduzir uma pesquisa-ação com alunos do Plug Minas, chamada de Data Mural. Durante o workshop, Rahul e Emily ajudarão os jovens a identificar informações relevantes para sua realidade, representando-as de forma colaborativa em um dos muros da instituição:

Serviço:
Conecta Storytelling – 100 vagas disponíveis
Horário: 19h
Data: 12/03/2014
Local: SEED. Rua Curitiba, nº 1957 – Bairro Lourdes Belo Horizonte – Minas Gerais 

Conecta MAIS – Storytelling– 50 vagas disponíveis – Exclusivo aos participantes do 1º dia. 
Horário: 19h
Data: 13/03/2014
Local: SEED.  Rua Curitiba, nº 1957 – Bairro Lourdes Belo Horizonte – Minas Gerais
Realização: Escritório de Prioridades Estratégias | Governo de Minas

As vagas são limitadas e os selecionados receberam um e-mail até o dia 11/03
INSCRIÇÕES GRATUITAS: http://bit.ly/1hh9y1N
Todas as informações do evento você encontra aqui: http://bit.ly/1cHjgJZ

Nenhum comentário :