Agência Surf cria o mais completo portal de educação financeira do país para SPC Brasil

Um comentário

Nomeado de Meu Bolso Feliz, o portal foi desenvolvido pela Agência Surf. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de inteligência digital, planejamento, arquitetura da informação, UX design, especialistas em interfaces, desenvolvedores, redatores, consultores, economistas e professores da área de finanças participaram do projeto.

O projeto de branding e identidade do portal também são assinados pela agência que propõe uma experiência alegre, lúdica e simplificada seguindo as diretrizes estratégicas do cliente, pesquisas para identificar a linguagem mais adequada para comunicar com o público e também as tendências do flat design que propõe eliminar o máximo de informações gráficas e enfatizar o conteúdo.

O resultado foi um layout clean, descomplicado, didático e de fácil navegação, com ilustrações lúdicas (em estilo pintura digital) e toda uma linguagem que aproxima o usuário através dos exemplos e situações no dia-a-dia. O projeto que durou aproximadamente 4 meses, foi desenvolvido em HTML5, CSS3 e Javascript sob a plataforma de gestão de conteúdo openSource Wordpress, uma das mais utilizadas no mundo. Também foram utilizadas diversas integrações como a do Banco Central que permitirá realizar simulações financeiras com taxas de rendimento e juros atualizados em tempo real proporcionando informações e serviços de utilidade a toda população de forma facilitada e prática.

O conteúdo do portal Meu Bolso Feliz consiste em um programa de educação financeira que foi estratégicamente organizado em seções para que a navegação e a encontrabilidade seja simples e fácil. O projeto também conta com a Família Taliso, 5 personagens de uma família típicamente brasileira que farão companhia a quem navega pelas páginas do portal, contando histórias, dando dicas e explicando tudo sobre dívidas, como poupar, crédito, consumo consicente e outras coisas do mundo das finanças. Tudo ilustrado de forma lúdica e simples para proporcionar excelente aprendizado ao público.

Além do conteúdo do programa e dos simuladores o portal conta também com notícias, infográficos, tirinhas, vídeos, colunistas com artigos, entrevistas e consultorias individualizadas fornecidas pelos economistas do SPC Brasil.

Parcerias
O cartunista e desenhista Maurício de Sousa, estenderá o projeto a crianças e adolescentes de todo o país através de histórias com a temática e assinatura do Meu Bolso Feliz que serão publicadas gratuitamente no portal e nas revistinhas da Turma da Mônica. Também haverá parceria do portal de serviços Catraca Livre – opções de lazer de baixo custo ou gratuitos, com integração do conteúdo dos dois portais em conjunto.

Simuladores 
Um dos grandes diferenciais do portal Meu Bolso Feliz, são os seis simuladores que foram desenvolvidos e oferecem diversos recursos para o controle financeiro. O objetivo dos simuladores é fazer com que eles se tornem uma ferramenta presente na vida dos consumidores afim de diminuir a taxa de brasileiros individados, são eles:

- Diagnóstico financeiro: auxilia no controle do orçamento doméstico e gastos sem desperdícios.
- Investimentos: ajuda na escolha da aplicação com melhor rentabilidade.
- Sonhos: Simula quanto o consumidor deve poupar para realizar um sonho.
- Troca de Dívidas: orienta na troca de dívidas com taxas de juros menores.
- Boa Compra: auxilia no cálculo de juros de compras parceladas.
- Escolar: Simula os gastos na educação de um filho por mês e ano.


Para auxiliar ainda mais os consumidores durantes as compras – fora do ambiente web – o Simulador da Boa Compra foi desenvolvido para versão mobile via aplicativo IOS e Android. O objetivo é auxiliar o consumidor no momento de decisão da compra parcelada, realizando uma comparação nas taxas de juros para que no final o consumidor faça uma boa compra. Tanto o portal quanto os demais simuladores já possuem projeto para futuramente serem lançados na versão mobile.

Um comentário :

Zoyd Finanças disse...

Bacana essa iniciativa da criacão do portal, no entanto o brasileiro prefere mais pegar um empréstimo do que se educar financeiramente para evitar problemas com dinheiro, a mais pura verdade. Tenho um site de finanças o https://www.zoyd.com.br e o pessoal mal lê os textos.