One Cloud vence edição do Startup Weekend BH

Nenhum comentário
Gustavo Caetano com a equipe vencedora da One Cloud 
Uma disputa acirrada marcou o final do Startup Weekend BH, realizado neste final de semana. Cerca de 150 pessoas se reuniram no Espaço Compartilhado do SEED, em Lourdes, e desenvolveram, em 54 horas, 15 empresas que impressionaram o juri, composto por Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), André Barrence, diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas de MG, Marcelo Luna, gerente de aceleração de startups dos fundos INSEED, e Pedro Graziano, gerente de coworking do SEED.

A startup vencedora foi a One Cloud, plataforma que busca unificar provedores de serviços em nuvem. Em segundo lugar, ficou a Buky, app que reúne profissionais de beleza que possam atender on time a clientela, seguida por Camisa da Torcida, que personaliza camisas de times com frases criadas por torcedores. As startups Necesse, de personalização de roupas para executivas, e Jay Music, plataforma que analisa o perfil musical dos participantes de um evento para criação de set list ao gosto do público, receberam menção honrosa pela superação de desafios.

O primeiro colocado foi premiado com duas bolsas integrais para um dos cursos “Saia do piloto automático” ou “Quanto vale sua startup?”, no Hub Escola de BH, mais 720 horas de coworking no Guajajaras Coworking e cinco horas de consultoria jurídica com a Melo Campos Advogados Associados, além de brindes Evernote. O segundo colocado recebeu duas bolsas de 50% para os mesmos cursos, 480 horas de coworking no espaço Guajajaras, três horas de consultoria jurídica e brindes Evernote. Para o terceiro lugar, foram três bolsas de 20% para os cursos citados, 240 horas de coworking, duas horas de consultoria jurídica mais brindes Evernote.

“Metade do grupo não sabia o que era cloud e passamos o final de semana em imersão para conseguir chegar ao resultado. Criamos um ‘Decolar’ de serviços de infra-estrutura em cloud. Fazemos um marketplace e além disso damos a oportunidade de gerenciar conteúdo de vários servidores num só lugar. É fazer acontecer agora. Ganhar o prêmio é ótimo, mas deixar o produto acontecer é o mais importante e, claro, ajudar as startups, que é nosso principal papel”, conta Fabiano Salgado, membro do One Cloud, responsável pelo marketing da startup.

“Os projetos foram bem inovadores, não teve duplicidade de ideias e os pitches foram bem profissionais. Impressionou também porque foram poucas desistências, o que é normal nesse evento. Foi por uma margem bem pequena a escolha de quem ficaria nos primeiros lugares”, afirma João Drummond, sócio da Gat Tecnologia, coorganizador do SWBH. Para Matt Montenegro, fundador do Beved - plataforma de educação colaborativa do Brasil -, “um programa como o Startup Weekend é a porta de entrada para pessoas que querem se envolver mais com empreendedorismo. Para essa galera que está aqui, o potencial é muito grande, trazem transformação para Belo Horizonte”. Marcela Kashiwagi, coorganizadora e cofundadora do Cabe na Mala, frisou a importância da interação entre os participantes com empreendedores consagrados do Brasil. “Muito bom ver gente colaborando para tornar isso possível, ver gente nova entrando no ecossistema, interagindo com empreendedores do Brasil inteiro. Foi melhor que o esperado”.

Coordenadores e mentores do BH Startup Weekend
O que rolou - Na sexta, o evento foi aberto com um bate-papo com Amure Pinho, CEO do Blogo, Leo Uchoa, fundador do Smartleads, e Guga Gorenstein, CCO do Poup, que passou aos participantes o “Manual de sobrevivência do Startup Weekend”. Depois, foram realizadas as apresentações de propostas de startups para votação, seguidas por formação de times para desenvolvê-las. O sábado foi marcado por palestras voltadas para formação de empreendedores. Yuri Gitahy, investidor-anjo e fundador da Aceleradora, palestrou sobre validação de negócios, e Luigi Baricelli, ator, empreendedor e investidor falou sobre técnicas de apresentação.

Para potencializar todo este processo, o Startup Weekend BH contou com participantes de peso como os mentores, Gustavo Caetano, CEO Samba Tech e presidente da Associação Brasileira de Startups, Tomás Duarte, CEO Tracksale e vice-presidente da Associação Brasileira de Startups, Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla, João Marinheiro, do StartupFarm, Beatriz Rodrigues, cofundadora da Planedia, Rodrigo Geribello, fundador da Abre Aspas, Claudio Meinber, cofundador do AceitaFacil, Elton Miranda, cofundador na Contentools, Leandro Morais, cofundador da Zase, Bruno Yoshimura, CTO do Kekanto, Rafael Nascente, cofundador da Repplica, Ricardo Couto Abrantes, advogado, Sandro Gerônimo, professor empreendedor.
No domingo, o trabalho não parou. Pela manhã, as equipes finalizaram seus trabalhos, ainda com o suporte de seus mentores. Já na parte da tarde, preparam suas apresentações e mostraram o resultado de seus trabalhos aos jurados.



Assista a alguns pitches apresentados durante o evento aqui, aqui, aqui e aqui.

Fotos aqui.

Nenhum comentário :