Projeto do Governo de Minas lança novo site que permite colaboração de usuários

Um comentário

O Movimento Minas, projeto com objetivo de criar formas inovadoras de interação entre governo e sociedade, acaba de lançar um novo site. A nova versão apresenta um design moderno com foco em conteúdo e com usabilidade para dispositivos móveis e pode ser conhecida através do www.movimentominas.mg.gov.br.

Além de textos que instiguem ações que empoderem o cidadão e o faça interagir melhor com o governo, o projeto também incentiva o envio de posts sobre o tema para o email movimentominas@gmail.com. A nova versão do site é também um marco na história do projeto. A partir de agora, a página virtual deixa o formato de fórum, mas continua a receber colaborações através de comentários nas publicações e textos por email.

Design e tecnologia 
Desenvolvido com a plataforma open-source Wordpress, o novo site faz uso de um design que alia a simplicidade com cores e interatividade. Todos os recursos adotados na nova versão da página convergiram para que o site e seu conteúdo fossem relevantes para os usuários.

“Escolhemos o Wordpress por ser uma plataforma livre que oferece flexibilidade e autonomia na gestão do conteúdo”, explica Rafael Vieira, desenvolvedor responsável pelo site. A nova proposta buscou equilibrar um design moderno sem descaracterizar o conceito simples e atrativo da página anterior. As cores que guiam a página são classificadas conforme as categorias de conteúdo, criando assim uma identidade visual viva para o usuário que visita o site.

Além disso, a página é 100% responsiva, isso é, fornece uma ótima experiência de visualização, fácil leitura e navegação com um mínimo de redimensionamento e visionamento, para uma ampla gama de dispositivos. A linha editorial do site é guiada por temas que inspirem cidadãos a construírem projetos que fomentem o empoderamento cívico, o compartilhamento de informações de utilidade pública e divulgação das ações idealizadas pelo Movimento Minas. “Acreditamos que através de informações e trocas de ideias podemos alcançar novas pessoas com as ações do projeto”, afirma Raquel Camargo, jornalista que atuou na reformulação da página.

O Movimento Minas é um projeto idealizado pelo Escritório de Prioridades Estratégicas e, desde 2011, experimenta metodologias que criem uma relação colaborativa e inovadora entre governo e sociedade.