Gol mineiro na Copa das Marcas: Agência ORI desenvolveu estratégia para divulgar doce de leite nas redes sociais

Um comentário
A Copa do Mundo de 2014 chegou à reta final de uma forma bem diferente da esperada pelos brasileiros, porém, no campo da publicidade, saiu de Minas Gerais uma das jogadas mais certeiras do Mundial. A agência ORI e o Laticínio Funarbe, produtor do Doce de Leite Viçosa, marcaram um gol de placa junto aos jogadores do Uruguai, o que rendeu à marca um aumento de 82% na procura pelo doce em uma semana, além de novas possibilidades de negócios.

Tudo isso, porque a seleção uruguaia teve 39 quilos do seu “dulce de leche” apreendidos no aeroporto de Confins. Numa jogada de mestre, a ORI teve o insight de presentear os uruguaios com 40 quilos do tradicional Doce de Leite Viçosa, eleito o melhor do Brasil, em sete edições do Concurso Nacional de Produtos Lácteos. “A notícia dessa apreensão ganhou mídia logo após a inesperada derrota da Celeste para a Costa Rica. Sabendo que a delegação uruguaia ainda estava concentrada em Sete Lagoas/MG, entramos em ação e, rapidamente, planejamos a tática da entrega e a viabilização da logística, em conjunto com o Laticínio Funarbe”, comenta a cofundadora da ORI Gabriella Araújo.

Segundo ela, enquanto a empresa acionou seu distribuidor em Belo Horizonte para fornecer a quantidade necessária do doce de forma rápida, a agência entrou em contato com a Secretaria de Esportes de Sete Lagoas, que facilitou o acesso junto à Fifa e ao JN Resort, onde a seleção uruguaia se hospedou. “Para a nossa surpresa, o chef Felipe Rangel, que atendeu a cozinha da delegação, já apreciava o doce de leite e foi um grande entusiasta da ação, o que facilitou o processo”, comenta. A entrega foi percebida como um gesto cortês da empresa e rapidamente alcançou projeção nacional. De acordo com as medidas restritivas da Fifa, a agência não pôde produzir qualquer imagem da seleção uruguaia, o que não impediu a ORI de coordenar a assessoria de imprensa para transformar a ação em notícia que foi veiculada nos principais veículos de comunicação do Brasil.

Além disso, segundo Milton Miler gerente comercial do Laticínio Funarbe, nos dois primeiros dias após a publicação do post em uma rede social, 111 mil pessoas foram alcançadas e 1.200 novos likes foram conquistados. Além do aumento nas vendas, surgiram novas possibilidades de negócios, entre eles a probabilidade de comercialização do doce de leite como presente, a negociação de patrocínio a um grande e renomado chef de São Paulo, a expansão de mercado com distribuição em novas regiões e a  criação de canal para exportação do doce para o Uruguai.

Um comentário :

Anônimo disse...

é sempre melhor não divulgar "estratégias" aparentemente amigáveis ... perde toda a espontaneidade e aquela coisa afetiva que é justamente o objeto da ação ...