MGTI firma parceria com INDI

Nenhum comentário

 O programa MGTI 2022 acordou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), a mais tradicional agência de promoção de investimentos da América do Sul, que presta assistência a investidores e apoia empreendimentos. O documento assinado entre as instituições é um Protocolo de Intenções que registra os objetivos pretendidos e os compromissos de Governo e das instituições empresariais, o qual contém uma agenda de trabalho conjunto, com ênfase em alguns projetos do MGTI. O INDI irá apoiar a capacitação de mão de obra, fomentar negócios e contribuir para a expansão de empresas no estado.

Para o conselheiro do MGTI e presidente do Sindinfor, Arquimedes Brandão de Oliveira, a assinatura do protocolo de intenções é um meio de fortificar as empresas de médio porte. “As empresas são bem posicionadas no mercado em termos de tecnologia, mas enfrentam uma situação difícil por não conseguirem trabalhar em projetos de maior porte. O efeito do protocolo é fazer com que as organizações aprendam a trabalhar juntas. Em vez de concorrerem entre si, elas somarão e contribuirão de maneira adequada para a competitividade”, reforça.

Segundo o conselheiro do MGTI e presidente da Assespro-MG, Geovanne Teles, esse convênio é de suma importância para o setor de TI, pois tem como foco principal as empresas de médio porte, ou seja, empresas com faturamento anual acima de R$ 3.600.000,00. “As empresas médias estavam esquecidas pela política pública e pelas entidades nos últimos anos. O convênio trata de linhas de créditos específicas para evolução de produtos, capital de giro, fusões, aquisições e uma agenda voltada para capacitação. Nossas empresas têm dificuldades de encontrar escolas para capacitar mão de obra, para formar, por exemplo, analistas de implantação, de negócio e de suporte. A assinatura do documento representa uma grande vitória do MGTI”, enfatiza.

A presidente do INDI, Mônica Neves Cordeiro, destaca que, neste primeiro momento, a instituição dará ênfase às empresas médias de TI, com ações complementares a diversas outras que já fazem do ecossistema mineiro um território conhecido pelo empreendedorismo e pela inovação. “Vamos consolidar as ações conjuntas e aumentar a integração dos diversos órgãos de Governo com as empresas do setor. O mais importante é continuarmos a avançar no que temos de melhor e ter a convicção de que alinhados colocaremos Minas Gerais como o estado do conhecimento, pois Minas faz TI, tem Pesquisa e Desenvolvimento e tem tecnologia. A parceria entre MGTI e INDI visa implantar com maior velocidade projetos fantásticos, como o Condomínio Virtual”, reforça.

O MGTI é um programa que pretende colocar Minas Gerais em posição de destaque no cenário nacional de Tecnologia da Informação e com visibilidade internacional até 2022. O objetivo é atrair empresas de outros estados e países para Minas Gerais, desenvolver empresas locais e gerar postos de trabalho mais qualificados. O MGTI é uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG), Fumsoft – Sociedade Mineira de Software, Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (Sindinfor) e Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações em Minas Gerais (Sucesu Minas).

Nenhum comentário :