ID 360 - 28 e 29 de setembro!

26/03 a maio - Gamificação: conceitos e aplicações

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A Gamificação é um conjunto de conceitos e mecânicas utilizadas em jogos, aplicados às mais diversas atividades humanas, facilitando e estimulando, resolvendo problemas comunicacionais, logísticos, e claro, de marketing. E não precisamos ir muito longe para notar o potencial dos jogos como geradores de engajamento. Imagina o quão interessante seria utilizar essa motivação, que proporciona aos usuários ficarem horas imersos nos jogos, aplicada a atividades em outras áreas? É aí que entra a gamificação: uma grande ferramenta para se explorar novos territórios e ressignificar velhos processos transformando-os em novas experiências, ricas, relevantes, capazes de gerar um engajamento cheio de frescor e motivação.

Público-alvo: Estudantes e profissionais das áreas de jogos digitais, computação, publicidade e propaganda, marketing e design.

Objetivo(s): O objetivo principal do curso é exercitar as capacidades do participante em ressignificar processos relacionados a branding, design, marketing e entretenimento, buscando novos debates em torno da linguagem e do mercado. Tudo isso sob a ótica da Gamificação e das Tecnologias Emergentes.

Os participantes serão estimulados através de um conteúdo rico em informações práticas e situações de tomada de decisões críticas, tendo dessa forma a oportunidade de realizar um reposicionamento sincero em relação às tecnologias emergentes, desvendando conceitos como transmídia, gamificação, promogames, advergames e, principalmente, objetos interativos e instalações/mashups baseados na fusão dos universos online e offline, trazendo tudo isso para o campo de possibilidades reais do participante

Programa:
- Conceitos de Gamificação e Advergaming
. Os Quatro Fatores pró-engajamento
.Aplicando playability e lastability (jogabilidade e rejogabilidade)
. Planejando e criando jogos e interações multiplataforma
. Frameworks, linguagens e tecnologias disponíveis
. Estudo de referências
. Brainstorm # 1
. Análise coletiva do Brainstorm # 1

- Ergonomia, Natural User Interface, UX e UI
. Uma conversa sobre estética, gestalt e semiótica
. Jogos "fora da caixa" / internet das coisas
. A psicologia e o design thinking por trás dos jogos
. Criando contrapartidas sedutoras
. Planejando e criando ações gamificadas
. Estudo de referências # 2
. Brainstorm # 2
. Análise coletiva do Brainstorm # 2

- Gamificação aplicada: avançando nos conceitos
. Storytelling Transmídia (multicontextual)
. Estudo de referências III
. Brainstorm # 3
. Projeto de aplicação prática a partir do Brainstorm # 3

- Documentação e processos
. Mensurando resultados / Promovendo as ações
. Análise do projeto de aplicação prática
. Avaliação final e mesa redonda com profissionais

Carga Horária: 28 horas/aula
Horário: Quintas-feiras, das 19h às 22h30.

Duração: Início: 26 de março de 2015 / Término: maio de 2015

Coordenação: Ronaldo Gazel

Local: PUC-MG/IEC - Unidade: Praça da Liberdade
Investimento: 2 x R$ 250,00

Para se inscrever, clique aqui.

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