17/06: Minicurso: Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais

Nenhum comentário
A prática de monitorar e avaliar os projetos e programas sociais, cada dia mais, transcende de técnica de registro e apuração, para estratégia de gestão e governança das organizações. Nesse sentido, pode ser entendida de forma mais ampla, como movimento de produção de conhecimento para verificar ações e medir resultados que auxiliem na tomada de decisão e analisem o alcance dos objetivos e metas estabelecidos. O curso proposto visa apresentar, a partir dessa perspectiva, alguns conceitos, ferramentas e métodos disponíveis, bem como discutir suas possíveis aplicações práticas, desafios e oportunidades.
Conteúdo Programático
– Conceitos fundamentais
– Estrutura do processo:
·         Planejamento, indicadores e metodologia
·         Coleta de dados
·         Sistematização
·         Análise e interpretação
·         Conclusão e tomada de decisão
·        
Público-alvo
Profissionais e estudantes das áreas de Serviço Social, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia, Gestão Empresarial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Educação Física, Comunicação e Administração;Gestores e Coordenadores técnicos de projetos e programas sociais do primeiro, segundo e terceiro setores e demais interessados no tema.

Minicurrículos
Denise Abreu: Socióloga e Especialista em Responsabilidade Social. Atua, desde 2006, na elaboração de diagnóstico, implantação, gestão, monitoramento e avaliação de projetos públicos e privados com ênfase em educação, educação ambiental, cultura, novas tecnologias, empreendedorismo social e desenvolvimento local.
Luana Ferreira: Jornalista, Psicopedagoga e Especialista em Responsabilidade Social. É Diretora na empresa Sair do Casulo, especializada em Gestão e Educação para a Sustentabilidade. Trabalhou durante 9 anos com Comunicação Empresarial em uma multinacional acumulando diferentes funções, sendo a última coordenadora de Programas Sociais.
Luiza Oliveira: Pedagoga, Especialista em Pedagogia Empresarial. Atua há 10 anos em Programas de Desenvolvimento Social exercendo as funções de educadora, gestora de projetos e coordenadora institucional. Trabalhou em Instituições do Terceiro Setor com abrangência regional e internacional.

Data: 17 de junho
Horário: 13h30 às 17h30
Investimento*: Filiadas: R$ 50,00 / Não filiadas: R$ 100,00
* (inclui coffee break)
Facilitadoras: Denise Abreu, Luana Ferreira e Luiza Oliveira
Inscrições: (31) 3274-6522 / fundamig@fundamig.org.br / http://goo.gl/OWFUPM
Local: auditório da Fundamig – Rua dos Goitacazes, 71 – sl 813, Centro – BH/MG

Nenhum comentário :