19 a 21/06: EFG-Sebrae sedia o 2º Startup Weekend Youth em BH

Nenhum comentário

Os jovens estão cada vez mais engajados em abrir o próprio negócio e uma das formas de realizar esse sonho é criar uma startup. O maior desafio, no entanto, é como colocar as ideias no papel e dar o pontapé inicial. A segunda edição do Startup Weekend Youth, que chega a Belo Horizonte entre os dias 19 e 21 de junho, pretende apoiá-los nessa etapa crucial do negócio. O evento será realizado na Escola de Formação Gerencial (EFG) do Sebrae e é destinado a jovens de 14 a 19 anos que queiram expor suas ideias e aprender como torná-las realidade.

O Startup Weekend Youth é um evento criado pela UP Global, ONG americana sem fins lucrativos, e executado por empreendedores voluntários. É uma espécie de capacitação intensiva, com 54 horas de duração, realizada sempre em finais de semana.  Nesse intervalo, os jovens devem criar uma startup e convencer os investidores a apostarem no negócio. O termo startup pode ser entendido como uma empresa inovadora em período inicial e com baixos custos de manutenção, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros.
Na sexta-feira (19/06) será realizado um pitch (apresentação de ideias) e a votação das melhores propostas de startups. No sábado, as equipes aprenderão a validar ideias, elaborar modelos de negócios e construir protótipos. Já no domingo, os grupos irão elaborar uma breve apresentação para uma banca de jurados composta por empreendedores, gestores de aceleradoras de startups e investidores. Todo o processo é orientado por empreendedores experientes que já estão com as suas startups consolidadas no mercado.

Startups, aposta dos jovens empreendedores
Minas Gerais é o segundo estado do país com o maior número de startups, atrás apenas de São Paulo, conforme dados do site startupbase.net. Geralmente, os fundadores de startups são jovens criativos, com boas ideias e disposição, porém sem recursos suficientes para abrir um negócio. Com a ajuda de parceiros e investidores, no entanto, é possível alcançar o sucesso. “Por isso a importância de eventos como o Startup Youth que aproxima os jovens de empresários que podem vir a se tornar investidores”, explica o professor da EFG, Fabiano Birchal.

A maioria das startups é focada em tecnologias inovadoras e fazem uso da internet para distribuir o seu produto, desta forma conseguem reduzir custos e eliminar gastos com processos logísticos ou infraestrutura. “São negócios de base inovadora em que a gestão é focada no crescimento rápido, atingindo um mercado amplo, mesmo sem muitos recursos e alto risco de insucesso”, completa Fabiano.

Startup Weekend Youth
O Startup Weekend Youth é a versão jovem do maior evento de startups do mundo, o Startup Weekend. O evento já foi realizado em mais de 100 países ao redor do mundo, estimulando a criação de 8 mil negócios. O objetivo é canalizar ideias inovadoras e fomentar a criação de projetos para o mercado digital.

Programação
Data: 19, 20 e 21 de junho
Horário: 19/06 - 18h às 22h | 20 e 21/06 – 9h às 22h
Local: EFG Sebrae – Rua Maria Macedo, 998, Nova Granada. Belo Horizonte/MG
Informações: http://www.up.co/communities/brazil/belo-horizonte/startup-weekend/6297


EVENT SCHEDULE



Friday June 19th


6:30 pm
Registration
Arrive at the venue and get checked in


7:00 pm
Dinner & Networking
Eat food, share ideas, practice pitches, get to know fellow participants


7:20 pm
Welcome & Speakers
Review agenda for the weekend and introduce speakers, coaches, and community leaders


7:30 pm
Pitches Start
Optionally line up to give your pitch


9:00 pm
Voting
Attendees vote for the top pitches


9:15 pm
Form Teams
Teams start forming and discussing ideas


10:00 pm
Begin Work
Start to formalize teams and take an inventory of skills. Be honest, and direct about what resources and skills are needed for the weekend. You may stay and work as late as the venue will allow

Saturday June 20th

Sunday June 21st



SPEAKERS


Gabriel Hamdam 
CTO @ Benvenuto 
 

Gabriel  Hamdan é CTO da Benvenuto, Desenvolvedor e conta com experiência acumulada em quase todas as áreas de uma Startup. Especialista em desenvolvimento de produto, tem seu foco voltado para processo e escalabilidade utilizando das estratégias mais arrojadas que o mundo da tecnologia dispõe atualmente.


Guilherme Vieira 

Guilherme Vieira, 6º funcionário do Méliuz e responsável por Novos negócios. Atuou gerenciando as 1800 lojas parceiras e a equipe comercial. Co-fundador do Vai Pro Bar, startup que dava descontos em restaurantes em Belo Horizonte.

EVENT JUDGES


Fábio Veras 
Diretor de Operações @ Sebrae Minas 

Engajado no desenvolvimento econômico de cidades, no desenvolvimento das aglomerações produtivas e na promoção da educação empreendedora para crianças e jovens. 


Pedro Calvo 
  

Começou sua carreira conduzindo projetos em um frigorífico bovino. Após se mudar pra Belo Horizonte e descobrir sua paixão pelo empreendedorismo de alto impacto, trabalhando na Endeavor Brasil e Semana Global do Empreendedorismo, lançou duas startups: o Captaqui e o BigoClub.

Hoje é responsável pelo Marketing da Sympla, a plataforma de eventos mais usada do Brasil, e membro do Global Shapers Belo Horizonte, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, no qual desenvolve projetos de impacto para a cidade.


COACHES AND MENTORS


Sarah Hial 
Advogada 
  

Formada em Direito e Especializada em Direitos difusos e coletivos. Trabalhou no Banco Itaú-Unibanco e em Grandes Escritórios de advocacia. Possui bastante experiência em Gestão de Projetos e convivência com áreas Diversas do Direito. Atualmente E  gerente Jurídica  na Flagcx uma empresa conhecida por seu perfil empreendedor e disruptivo
A Sarah é o exemplo do quanto se pode fazer e  aprender Participando do Startup Weekend: Sem Experiência Prévia com start-ups, apresentou sua ideia no Startup Weekend Mulheres São Paulo (aplicativo Take- car), formou um grupo, trabalhou, fez o arremesso final, e foi Campeã.



Gabriel Hamdam 
CTO @ Benvenuto 
 

Gabriel  Hamdan é CTO da Benvenuto, Desenvolvedor e conta com experiência acumulada em quase todas as áreas de uma Startup. Especialista em desenvolvimento de produto, tem seu foco voltado para processo e escalabilidade utilizando das estratégias mais arrojadas que o mundo da tecnologia dispõe atualmente.


Edmar Ferreira 
CEO @ Rockcontent 

Edmar Ferreira é co-fundador e CEO da Rock Content a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil.
Trabalha ajudando empresas a conquistar e manter novos clientes. 


Cláudio Castro 
CEO & Co-founder da One Cloud 
  

Profissional com 14 anos de experiência em Tecnologia da Informação, trabalhou em empresas como IBM e Ativas Data Center. Experiência internacional, morou na Califórnia/EUA, participando de diversos programas de empreendedorismo como o Venture Lab da Universidade de Stanford. Atualmente é CEO e co-fundador da One Cloud, startup vencedora do Startup Weekend BH - 2014. A One Cloud atua como Cloud Service Broker (CSB), oferecendo uma plataforma  agregadora de serviços, capaz de realizar busca, centralização e gerenciamento de múltiplos ambientes de nuvem.


Pedro Lopes 
Co-fouder @ Sppin / Vou Pro Bar 

Cofundador da Sppin/VouProBar, startup incubada pela Inova UFMG e Agente de Aceleração e Negócios na Acelera MGTI, Pedro Lopes vem desde muito novo tendo experiências com empreendedorismo. Criativo, viciado em tecnologia e marketing e nerd nas horas vagas - mesmo amando esportes - seu lema de vida é "Give back" pois acredita que temos que retribuir tudo que aprendemos de alguma forma. Participante de vários projetos busca inserir conceitos de administração e empreendedorismo em tudo (tudo mesmo!) na sua vida.


Aga Gajownik 
Acceleration Process Manager 
 

Aga Gajownik - É uma polonesa com jeitão de brasileira.  Especialista em gerenciamento de projetos, coach para startups, suporte de desenvolvimento pessoal e para empreendedores sociais. Aga prove o empreendedorismo em vários países e atualmente é gerente de aceleração no Techmall - uma aceleradora de startups de alto impacto.

Segundo Aga, sua missão é inspirar as pessoas a sonhar e ajuda-las a transformar esses sonhos em realidade, sempre com um sorriso no rosto.

Quando não está trabalhando adora viajar, conhecer pessoas e ... dançar forró!


Rafael Fonseca 

 Em 2011 Rafael entrou  para a UFMG Informática Júnior, empresa júnior de TI onde foi diretor presidente na gestão de 2012, onde começou a se envolver com empreendedorismo e a comunidade de startups de Belo Horizonte, e logo ao final de sua  gestão, no começo de 2013 foi convidado pelo seu atual sócio a ingressar no time do projeto que ele já tocava desde 2011. Ainda em 2013  transferiu se para o curso de Sistemas de Informação, também na UFMG. Atualmente sua empresa, a Rockett (http://rockett.com.br) está incubada na Inova, incubadora de empresas da UFMG, e já possuem uma base de mais de mil cadastros em sua plataforma, focada em ajudar agências web, webdesigners e freelancers a criar e vender sites de forma descomplicada. 


Thiago Veloso 
 

Thiago Veloso tem formação em marketing e é co-fundador do Yoozon, startup com o qual passou pelo Startup Farm e Startup Chile em 2014, e em dois programas de desenvolvimento de startups nos EUA em 2015. Atualmente, desenvolve o TimeCrop (controle de tempo automático para advogados) juntamente com João Drummond


Fabiano Birchal 

Fabiano Birchal é professor em Programas de MBA no Centro Universitário UNA e UNIBH, e também atua como docente na Escola de Formação Gerencial do SEBRAE (EFG BH).É Líder do Grupo de Educadores Google em Belo Horizonte (GEG BH) e  Facilitador Certificado no método LEGO® SERIOUS PLAY®. Possui larga experiência nas áreas de Gestão e Consultoria de Empresas, sendo Mestre em Administração e Especialista em Gestão de Pessoas. Intraempreendedor, já atuou em empresas do segmento Automotivo, de Tecnologia da Informação (TI) e outros setores da indústria e serviços, em organizações de pequeno a grande porte. Está envolvido em pesquisas e ações relacionadas a: Educação e Inovação; Startups; Empreendedorismo Social; Inovação e Estratégia; Gestão de Pessoas.



Geovane Rodrigues 

Geovane Rodrigues é designer especialista em serviços, fundador da RED - Service Design Thinking e da Escola Design de Negócios é facilitador nos programas de Design Thinking, Design de Serviços e Design de Negócios. Por vários anos foi líder local do capítulo do IxDA (Interaction Design Association) sendo responsável pela 3º Conferência Latino Americana de Design de Interação, o ISA11. Possui larga experiência em projetos e consultoria nas áreas design de serviços, pesquisa e imersão para geração de novas ideias, modelagem de negócios com ferramentas criativas e prototipação rápida e facilitação de abordagens de Design para Negócios. Empreendedor desde cedo, já atuou em empresas de design e comunicacão digital além de startups. Com estilo de vida leve e saudável, nas horas vagas é atleta amador de corrida de montanha e MTB.



Eduardo Carneiro 
 

Eduardo tem formação em Sistema de Informação, hoje é Diretor da TagPlus uma plataforma de automação comercial online.
Trabalha coordenando a equipe de desenvolvimento do sistema


João Drummond 
Founder at Yoozon 

Co-founder e CEO do Yoozon, startup vice-campeã do Startup Farm 2014 e que atualmente é acelerada no Startup Chile, João é formado em Sistemas de Informação pela PUC/MG, co-organizou o primeiro e segundo SWs em BH e possui mais de 5 anos de experiência empreendendo em diversos setores.


Daniel Coquieri 

Criador do jogo GameGol, buscou investidores para lançamento do produto e a consequente criação da empresa O2 Games.Trabalhou como consultor em desenvolvimento de sistemas para grandes companhias, como Web2 Information Factory, Globo.com, BananaGames, Banco Santander Brasil, Banco Banespa, Grupo Volkswagen e Altec S.A. (Santiago, Chile).

Nenhum comentário :