​14/08: CreativeMornings celebra dois anos em BH com festa no Espaço 104

Nenhum comentário

Uma nova lógica econômica vem mostrando maneiras de gerar riqueza e empregos através de conteúdos simbólicos, como criatividade e conhecimento. A ascensão global e os números impressionantes de empresas como Airbnb e Uber são exemplos óbvios que comprovam essa tese. Eles fazem parte da famigerada economia criativa, que só no Brasil produz mais de R$ 126 bilhões e emprega cerca de 900 mil profissionais.

Não depender, necessariamente, de recursos materiais para dar vazão ao seu sonho de negócio pode ser um alento. Mas isso não quer dizer que gestão e planejamento financeiro possam estar em segundo plano. Essa é a ideia que o CreativeMornings BH quer espalhar. Mais que servir de inspiração, o projeto pretende construir conhecimento em torno da viabilidade econômica do negócio. (Veja mais abaixo as ações realizadas e festa que comemora a economia criativa em BH)

“O que percebemos é um enorme número de talentos ligados à produção criativa e pouco conhecimento de como gerar valor a partir disso. O que acaba criando uma grande frustração nos profissionais e mantém a produção criativa aquém do seu potencial”. Sublinha o publicitário Leandro Alvarenga que ao lado de Diego Rezende e Pedro Raslan trouxeram o projeto internacional CreativeMornings a Belo Horizonte.

Minas Gerais concentra quase 80 mil profissionais na economia criativa. Sua capital abriga mais de 30 mil trabalhadores nesse setor e quase 300 startups (por isso BH é um dos principais polos de tecnologia no Brasil). Mas se não houver um planejamento econômico adequado, o risco dos profissionais dessa área engrossarem as estatísticas negativas é grande. Segundo o Sebrae, 24% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem dois anos de existência.

O CreativeMornings atua exatamente nesse ponto. Fortalece a comunidade, tornando-a mais conectada e profissionalizada, transformando a criatividade em valor real e palpável para a cidade, para as empresas e para as pessoas. “Os negócios criativos estão baseados exatamente na transformação de conhecimento em um produto final vendável e com valor econômico concreto”, ressalta Leandro.

Presente em 115 países, o projeto representa uma ponte para que os profissionais criativos possam se tornar melhores. Ao participar dos encontros mensais e gratuitos, as pessoas podem conhecer aquilo que está sendo feito de melhor ao redor do mundo. Novos modelos de negócio e novas formas de pensamento. “Hoje, ao completar dois anos, vemos que o CreativeMornings assumiu claramente este papel: uma ponte entre o que somos e o que podemos ser enquanto indústria criativa”.

“Deixamos de ser 'mais um evento' e nos tornamos parte do calendário cultural da cidade, respeitando uma periodicidade mensal com a qual o público pode contar. Conseguimos vencer a barreira dos dois anos de existência com estabilidade, consistência e um público fiel. Acredito que o projeto acrescentou para BH a percepção de que temos uma indústria criativa séria e capaz, além da possibilidade de ter proximidade com o que está sendo feito de melhor ao redor do mundo”, frisa Leandro Alvarenga.

Para ele, o desejo é que a comunidade criativa de Belo Horizonte possa prosperar. “Queremos incentivar as pessoas a sonhar com um pé no chão e mostrar que a indústria criativa não é só inspiração e talento, mas também trabalho e planejamento”. Para o futuro, a missão é conseguir criar mais e mais projetos com esse perfil. “A ideia é transformarmos uma série de ações pontuais em uma cena criativa robusta que congregue o que temos de mais profundo da nossa identidade cultural local com a riqueza de iniciativas de outros lugares do planeta”.

Cena criativa ganha festa em BH
Para comemorar os ótimos resultados alcançados em dois anos na capital mineira – o projeto reuniu 20 palestrantes, 2362 inscritos, 1205 pessoas na lista de espera, com um tempo médio de esgotamento dos ingressos de 2 minutos – o CreativeMornings BH realiza uma festa aberta ao público no próximo dia 14 de agosto, no CentroeQuatro, a partir das 20 horas.

“É a celebração da cena criativa da cidade em um ambiente que vai reunir os integrantes dessa indústria e todos aqueles que têm interesse no setor. Quem se considera uma pessoa ativa na elaboração dessa cena, quer começar a frequentá-la ou acha que é uma causa que faz sentido, deve prestigiar”, destaca Leandro Alvarenga. Além da diversão, será a oportunidade de conhecer as pessoas que estão por trás de projetos inovadores e sustentáveis como o CreativeMornings BH”.

A festa vai contar com as apresentações da banda Camera e DJ convidado. Os ingressos estão à venda no Sympla. Mais informações na fanpage: www.facebook.com/creativemorningsbh.


CreativeMornings/BH 2 anos 02 from CreativeMornings/BeloHorizonte on Vimeo.

SERVIÇO
Festa de Dois anos do CreativeMornings BH
Dia 14 de agosto, sexta-feira, às 20h
Ingressos limitados já à venda por R$24,00 + R$2,40 de taxa somente pelo https://www.sympla.com.br/festa-creativemornings-bh--2-anos__40008,
(Eles não serão comercializados na porta do evento)
Café104
Praça Rui Barbosa, 104 - Centro
Tel. (31) 3222.6457
http://www.centoequatro.org      
Estacionamento conveniado - Park Box
(Av. Santos Dumont, 218, Centro - R$ 5,00 - preço único)

Nenhum comentário :