MWM Academy #1: 6 argumentos de marketing digital para pequenas e médias empresas

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Enquanto muitas marcas falam em Comunicação 360º, Marketing Pós-Digital, etc, muitos empreendedores, sobretudo os de pequeno e médio portes de ramos mais tradicionais ou mesmo do interior se perguntam "eu posso investir em Marketing Digital?", "eu devo investir em Marketing Digital?", "será que o meu público está na internet?", "conseguirei atender à eventual nova demanda?".

Confira abaixo alguns argumentos elaborados por estudantes do 7º e 8º períodos do curso de Comunicação e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas, por meio da disciplina Marketing Digital, que ajudarão a responder a algumas das principais dúvidas de quem quer, mas tem receio de investir nesse meio:

1. Relacionamento Digital 
Concentrar-se no seu cliente de forma individual é imprescindível e hoje o Marketing Digital oferece cada vez mais aos micro e pequenos empresários a possibilidade de criar um canal direto com seus clientes. Porém, é necessário utilizar esta ferramenta de forma estratégica, entregar conteúdos relevantes e de forma atrativa. Isso resultará na fidelização e consolidação do relacionamento.

2. Quem não é visto não é lembrado
Em geral, o que proprietários de pequenas e médias empresas mais desejam é que seus estabelecimentos sejam reconhecidos e cresçam no mercado. O marketing Digital, por meio de um baixo investimento, tem o poder de ampliar essa presença por se valer da internet, uma forma ilimitada de se alcançar pessoas. Sendo assim, se uma empresa quer ser reconhecida, mesmo estando no mercado há algum tempo, para não perder espaço para o concorrente é necessário que se invista em Marketing Digital, sendo uma forma de estar em contato permanente com seu público e por consequência sendo lembrado por ele.

3. Investir sem mensuração não é a solução!
Se a empresa procura por um diferencial elevado ao posicionar-se no mercado, apenas o Marketing Digital permite mensuração total, juntamente com interação, alcance e segmentação, ou seja, a mensuração permite maior proximidade e relacionamento da empresa, o que possibilita ter o ROI de todas as tarefas efetuadas. Pequenas e médias empresas devem investir em Marketing Digital, pois essa ferramenta tem um alcance elevado e permite a mensuração dos resultados. É possível avaliar como e quando uma mensagem é vista e qual o tempo gasto, de acordo com o valor de cada investimento. E ainda, se tem o retorno do impacto causado com as informações geradas. A partir dos dados, permite-se também criar um planejamento com o objetivo de impulsionar tais ações e acompanhar o crescimento da empresa, ou seja, mensurar os resultados é o meio para alavancar visibilidade.

4. Segmentação
Com o Marketing Digital é mais fácil alcançar e segmentar seu público- alvo devido ao grande número de usuários da internet.

5. Alavancar vendas
Mais que um diferencial, o Marketing Digital é fundamental em pequenas e médias empresas que visam lucratividade. Se bem trabalhado, pode alavancar vendas e gerar fidelização com os potenciais clientes/stakeholders, além de permitir maior viralização de conteúdos, já que o consumo de informações é maior que nas mídias off-line, devido ao crescente número de canais de comunicação online.

6. Mais Clientes com Menores Custos
O Marketing Digital é ideal para pequenas e médias empresas por se tratar de uma ferramenta de baixo custo, que segmenta o público, abrindo assim maiores oportunidades de conversão, além de divulgar espontaneamente a marca. Resumindo: um ótimo custo/benefício!

E você? Tem mais algum argumento para convencer o empresário de pequena e média empresa a investir em Marketing Digital? Se sim, escreva nos comentários!
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Texto desenvolvido pelos alunos do 7º e 8º período de Comunicação e Marketing para a disciplina de Marketing Digital das Faculdades Promove de Sete Lagoas.
Autores: Ana Flávia Almeida, Bruna Rosa, Camila Costa, David Carvalho, Dayane Lourenço, Deiziane Oliveira, Guilherme de Jesus, Heverton Barroso, Hilbert Guedes, Kamila Figueiredo, Lucia Alves, Mirelle Fonseca, Paulo Victor Gomes, Rafaella Martins, Ramon Silva, Sabrina Rocha, Sérgio Neto, Thalison Abreu, Verônica Costa, Victor Luis Fernandes, Taniele Fonseca e Lícia Marques.
Orientador: Marcelo Sander


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