16 e 23/10 e 06, 20 e 27/11: Evento "Pano pra manga - Tendências e debates sobre Publicidade e Propaganda" na UFMG

Um comentário

Ser publicitário é estar em constante movimento e transformação. Na estética, no modo de falar, na maneira de pensar, agir e interagir com o público. Se alguém ainda pensa que a formação de um publicitário dura quatro anos, está enganado! O comunicador se forma durante sua vida inteira. Para entrar no mercado de trabalho, é preciso estar antenado, e o Pano Pra Manga promete atualizar suas impressões.

Estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a coordenação e idealização do professor Juarez Guimarães Dias, organizam o evento “Pano pra manga - Tendências e debates sobre Publicidade e Propaganda” como parte da disciplina de Projetos, que acontecerá em algumas sextas-feiras nos meses de outubro e novembro, a partir do dia 16 de outubro até 27 de novembro, em diversos espaços do Campus da Pampulha.

Na tentativa de ampliar perspectivas sobre o mercado e de concretizar novos meios e novas práticas da publicidade, o “Pano Pra Manga” convidou profissionais, pesquisadores e estudantes da área para refletir sobre novas mídias, outras propostas de criação, representações de minorias e os desafios que surgem com as novas configurações do mercado publicitário. O evento é totalmente gratuito e é aberto a profissionais, estudantes de todas as faculdades e pesquisadores da área.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16/10, 10:00 UFMG CAD II, Sala C 515
“Desafios de criação na Publicidade contemporânea”
A proposta da mesa de debate é pensar como as empresas conseguem se diferenciar e produzir criações inovadores diante dos rápidos feedbacks que recebem principalmente por seus consumidores que estão na internet. Além disso, a mesa abordará como o posicionamento sobre questões sociais, muitas vezes polêmicas, afetam a imagem e o reconhecimento das empresas.

Convidados:


 Geane Alzamora - Formada em Comunicação Social na PUC Minas e especializada em semiótica e meios digitais, hoje trabalha como professora e pesquisadora da UFMG onde integra o corpo docente da linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, além de fazer parte do Centro de Convergência de Novas Mídias.

Tiago Belotte - Formado em Design Gráfico pela UEMG, atualmente é diretor de conteúdo da CoolHow, empresa de laboratório de conteúdo que já teve como clientes grandes marcas, como o Grupo Fiat, Grupo Boticário, Sistema FIEMG, Sebrae, etc. Além disso, trabalha como coolhunter na BCoolt, boletim semanal online, atuando como pesquisador de novos comportamentos e tendências urbanas de Belo Horizonte.

João Raia - Formado em Comunicação Social pela UFMG, trabalhou como Comunication Manager do evento mundial de empresas juniores, a JEWC. Hoje, junto com outros sócios, é dono da empresa NoClima, especializada em marketing jovem, assessorando empresas a criar eventos e divulgar produtos para este público.






Dia 23/10, 10:00, Auditório Bicalho, Fafich
“Novas configurações da atividade profissional em Publicidade e Propaganda” 
Com a presença de profissionais da área que vivenciam e trabalham com as constantes mudanças do mercado de trabalho, a mesa de debate propõe questionar como o profissional em início da carreira pode penetrar nesse emaranhado de informações e alcançar seus objetivos. A partir do diálogo entre publicitários e estudantes, a mesa pensará não só a adaptação do profissional ao mercado de trabalho como também as tendências para o futuro da profissão.

Convidados:

Roberta Assumpção - Formada em Direito pela Milton Campos, pós-graduada em Marketing pela Fundação Dom Cabral e com especialização em Etnografia e Intuição Estratégica pela Columbia University, NY e Design Thinking pela Universidade de Stanford, Roberta já atuou como planner, analista de pesquisa e coordenou grandes projetos em agências de BH. Atualmente é sócia-diretora da Trend Boutique, empresa especializada em pesquisa e coolhunting.

Danielle Almeida - Graduada em Publicidade e Relações Públicas pela UFMG e pós-graduada em Gestão de Marcas pelo Centro Universitário UNA, começou sua carreira na Cria UFMG, empresa júnior do curso, fez parte da equipe da EMC2, onde atuou como planner e desenvolveu grandes projetos. Hoje, com grande reconhecimento no mercado, é gerente do departamento de Planejamento na agência RC.

Paula Gondim (RC Comunicação) - Graduada em Comunicação Social pela UFMG, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Paula já atuou como repórter no Grande Prêmio, site especializado em automobilismo, para depois voltar especificamente para publicidade, atuando como estagiária de criação da RC Comunicação. Atualmente, já contratada pela RC, atua na área de Planejamento da agência.

Vinícius Calijorne (RC Comunicação) - Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, com MBA em Comunicação Digital e Mídias Sociais pelo Centro Universitário UNA, além da formação complementar em endomarketing pela Disney University, Vinícius atuamente trabalha na RC na área de planejamento digital.







Dia 06/11, 10:00. UFMG CAD II Sala C 515 ou Praça de Serviços
“Impactos sobre a Publicidade e Propaganda das novas mídias e os processos digitais”
No cenário atual da publicidade, é preciso ser criativo e usar de artifícios que cativem o consumidor, que suscitem sua atenção e o façam querer se engajar com as ações das marcas. Se antes os problemas eram o meio de comunicar e os altos preços de produzir e divulgar, hoje a questão perpassa a necessidade latente de inovação a todo o tempo: é preciso criar ferramentas que estimulem a melhor participação do consumidor, pois já não se comunica para ele, mas com ele.

Convidados:

Leonardo Chebly - Formado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral, Leonardo começou sua carreira na empresa de mídia JCHEBLY em 1995. Em 2006, assumiu a direção executiva da empresa e, com a criação do Grupo JCHEBLY, tornou-se o CEO da organização.

Carlos d’Andrea (Professor e pesquisador da UFMG) - Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) e professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG, é jornalista graduado pela UFMG, doutor em Linguística Aplicada, Mestre em Ciência da Informação e especialista em gestão estratégica da informação.

Frederico Bandeira (Casasanto) - Publicitário e atualmente sócio e diretor da Casasanto, trabalhou nas agências New 360, Ogilvy e Jbis, na área de criação. Possui uma conta no Instagram com cerca de 250 mil seguidores e faz parte do Conselho do Instagram do Brasil. Por meio das redes sociais trabalhou com grandes marcas como Natura e Netflix.

Pedro Filizzola - Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG, tem experiência com Posicionamento de Marca e Marketing Digital. É CMO (Chief Marketing Officer) de uma startup de Belo Horizonte, onde trilhou, ao longo dos últimos sete anos, sua carreira profissional.

Clara Teixeira (UNA) - Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Franca, Clara é Mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Além disso, é sócia-proprietária da Be Flower Acessórios e professora do curso de Publicidade e Propaganda na UNA, onde ministra aulas de redação publicitária, análise crítica da mídia e publicidade interativa.






Dia 20/11, 10:00, Auditório Sônia Viegas Faculdade de Letras
“Publicidade e Ética no cenário da comunicação contemporânea: as provocações entre marcas concorrentes”
Num cenário de comunicação em que tudo gera grandes discussões, a mesa propõe debater as provocações e polêmicas entre marcas concorrentes, por meio da publicidade, e verificar se são estratégias saudáveis de mercado ou podem ser consideradas posturas anti-éticas.

Convidados:

Wilma Vilaça (Uni-BH/WV Comunicação Empresarial Ltda) Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP e especialista em Comunicação e Gestão Empresarial pela PUC Minas, Wilma Vilaça leciona há 16 anos a disciplina Ética e Comunicação no UNIBH.

Dudu Noronha (Lápis Raro) - Formado em Comunicação Social pela UFMG, Dudu Noronha passou por grandes agências de Belo Horizonte, como a RC Comunicação e a New 360, e hoje trabalha como Planejamento na Lápis Raro.

Carlos Mendonça (Professor da UFMG) - Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Fafich/UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (UFMG). Integrou o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG, o Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2007).

Patrícia Reis (Solution Comunicação) - Formada na UFMG, Patrícia Reis é atual Diretora de Planejamento e Diretora de Criação (Redação e Conteúdo) na Solution Comunicação. Além dos mais de 20 anos de experiência no mercado publicitário mineiro, há mais de 20 anos também atua no cenário cultural, como atriz, cantora e escritora.







Dia 27/11, 10:00. Auditório Professor Bicalho ou Praça de Serviços
“Publicidade e representações humanas de minorias: os corpos femininos cis, trans e LGBTTTs”
A mesa encerra o ciclo de debates buscando pensar nas representações que pouco a pouco estão se inserindo na publicidade. A proposta é discutir sobre como os corpos femininos cis, trans e LGBTTTs são pensados dentro de produtos publicitários. Para isso a mesa colocará em diálogo os profissionais que pensam sobre essas propagandas, aqueles que fazem e, por fim, aqueles que são representados.

Convidados:

Maria Clara Araújo - 19 anos, Recife, PE. Ativista de transafrofeminismo, atualmente cursa Pedagogia na UFPE. Foi a primeira travesti negra a estrelar campanha de uma marca de cosméticos no Brasil.

Joana Ziller - Belo Horizonte, MG. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisadora do Centro de Convergência e Novas Mídias, é doutora em Ciência da Informação (UFMG) com pesquisa sobre Qualidade da Informação e Produsage: semiótica, informação e o usuário antropofágico. Integra a equipe do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG.

Juliana Sampaio (Lápis Raro) - Formada em Comunicação Social pela UFMG, hoje é gerente de conteúdo na Lápis Raro. Na agência, foi uma das idealizadoras da campanha "Raras" para o Dia da Mulher.

Um comentário :

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.