27 e 28/11: Cotemig realiza Tecnofeira 2015

Nenhum comentário

A Tecnofeira 2015 - a maior Feira Estudantil de Tecnologia de Minas Gerais - acontece nos dias 27 e 28 de novembro no Minascentro, apresentando ao mercado 59 projetos tecnológicos, entre sites, softwares e aplicativos, com soluções inovadoras em diversos setores. Os trabalhos em exposição foram idealizados e desenvolvidos por alunos do 3º ano do Colégio Cotemig como projeto de conclusão do curso técnico em informática.

O evento, que já está em sua 22ª edição, é destinado a estudantes, profissionais de Tecnologia da Informação, empresários e entusiastas em tendências tecnológicas. Fazem parte da programação o campeonato de Robótica, oficina de robótica, estandes de jogos, e a Feira de Oportunidades, um espaço onde empresas e agentes de integração, apresentam plano de estágios, programas de trainee e vagas, dentre outros.

Palestras gratuitas

- 27/11: 


“Segurança da Informação – Ameaças e Soluções”, com a consultora em Segurança da Informação e Tecnologia da Informação, Francimara Teixeira Garcia Viotti.

“Revolução Digital e Negócios Disruptivos. O que isso tem a ver com você?”, com Mauro Carrusca, consultor de empresas da Fundação Getúlio Vargas e do SEBRAE.

“Gamificação: conceitos e usos em aplicativos móveis”, por Alexandre “Montanha” de Oliveira, especialista com certificado em Gamification pela University of Pennsylvania.






- 28/11:


“Relações Educacionais Digitais”, com Patrícia Peck, advogada especialista em Direito Digital.

“O empreendedorismo digital como divisor de águas”, com Cleiton Maranhão, da Hotmart, empresa líder na distribuição de produtos digitais no Brasil.






Os projetos realizados em equipes se caracterizam pelo desenvolvimento ou customização de um software, aplicativo ou site. O grupo de Yuri Bispo Martins desenvolveu um software que traduz o texto digital para o Braile. Diferentemente das ferramentas já existentes, em que o deficiente visual ouve o texto, com o “Sense” será possível acessar o texto pelo tato, através de um dispositivo com pinos que simulam o código Braile. “Nós apresentamos o projeto para o diretor do Instituto São Rafael, que é deficiente visual, e ele gostou bastante. As tecnologias já existentes são caras, em torno de R$ 10 mil. O nosso projeto tem um custo final mais baixo”, conta Yuri.

Outra proposta que estará em exibição na feira é a capa de celular carregadora movida à energia solar. “Pensamos em uma alternativa para ajudar na sustentabilidade e melhorar a economia de energia. O ‘Light in Case’ tem um armazenamento interno à bateria e luz de led para mostrar a porcentagem de energia armazenada. Além de carregar o SmartPhone, ela irá proteger o dispositivo móvel”, explica o líder do grupo, Henrique de Sousa Padilha. Os melhores trabalhos, avaliados durante o processo de criação e a apresentação na feira, são premiados.

Lixo eletrônico
Durante a Tecnofeira 2015 serão instalados, na entrada Minascentro, coletores de lixo eletrônico para que a população possa descartar computadores, rádio, televisores, celulares ou quaisquer equipamentos eletrônicos inutilizados.

TECNOFEIRA 2015
Local: Minascentro – Avenida Augusto de Lima, 785, centro.
Data: 27 e 28 de novembro
Horário: De 14h às 21h
Entrada franca
Outras informações: www.tecnofeira.com.br

Nenhum comentário :