Patrocínio

5º Encontro Nacional de Blogueiros acontece em maio em BH

Nenhum comentário

Representantes da Comissão Nacional de Blogueiros reuniram-se nesta terça-feira (26) no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais com dezenas de militantes de movimentos sociais e sindicalistas para discutir a organização do 5º Encontro Nacional de Blogueiros, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio em Belo Horizonte.

São esperados cerca de mil blogueiros e ativistas digitais, dentre eles os principais do país, além de convidados estrangeiros. A abertura será feita pela presidenta Dilma Rousseff e contará também com a presença de três ex-presidentes da República: Pepe Mujica, do Uruguai, Cristina Kirchner, da Argentina, e Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil; além dos ministros da Comunicação Social, Edinho Silva, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira.

O Encontro Nacional de Blogueiros aconteceu pela primeira vez em 2010, em São Paulo, como resposta à efervescente comunicação na internet, em contraponto ao pensamento único nos meios tradicionais. Repetiu-se em 2011, em Brasília, em 2012, em Salvador, e desde então tornou-se bienal – em 2014 foi realizado novamente em São Paulo. O número de participantes é cada vez maior, tendo chegado a 500 no 4º Encontro.

A escolha de Belo Horizonte para sede do 5º Encontro se deveu, além da sua localização central no país, à importância da capital na atual conjuntura política nacional. Os blogueiros entendem que Minas Gerais foi decisivo na eleição presidencial de 2014, disputada por dois candidatos belo-horizontinos. A decisão tomada pela Comissão Nacional de Blogueiros foi referendada com entusiasmo pelos militantes mineiros, que se comprometeram com a organização do encontro.

Apoios

Entre estes apoiadores estão centrais sindicais, como a CUT-MG; sindicatos, como SindUTE, Sindieletro, Sindifisco e dos Petroleiros; entidades estudantis e de jovens, como UNE, União Colegial, UJS, Levante Popular da Juventude; movimentos sociais, como Quem Luta Educa, Pastoral Fé e Política, Fora do Eixo, MST, e instituições de jornalismo e comunicação, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Jornalistas Sem Fronteiras, Brasil de Fato e jornais laboratórios de cursos de jornalismo.

O jornalista Altamiro Borges, presidente do Núcleo de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, ficou animado com a reunião. “Tenho certeza de que vamos realizar um grande encontro”, disse. Miro, como é conhecido, ressaltou que um movimento como esse não existe em outros países. “Os estrangeiros ficam impressionados com o vigor dos blogueiros brasileiros”, comentou.

A reunião discutiu a infraestrutura necessária para a realização do encontro, especialmente local, alojamentos e alimentação dos participantes. O encontro reivindica o apoio dos governos federal, estadual e municipal para sua realização, conforme aconteceu nos encontros anteriores, considerando que representa um segmento e um interesse expressivos da sociedade brasileira hoje.

Democratização

O centro das discussões do 5º Encontro Nacional de Blogueiros será a luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão, bandeiras que unem os ativistas digitais de todo o país, das mais diversas ideologias e preferências políticas. Os riscos de retrocesso social e a cruzada de ódio em curso na sociedade brasileira estarão em pauta.

Além de palestras e debates, o encontro terá rodas de conversas para trocas de experiências entre blogueiros. Participarão blogueiros famosos, como Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Rodrigo Viana, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Hildegard Angel e outros, além de convidados estrangeiros. No último dia será aprovada a Carta de Belo Horizonte e eleita a nova Comissão Nacional de Blogueiros.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais

Site oficial do Encontro: http://blogprog.com.br/
No Facebook: https://www.facebook.com/blogprog

Nenhum comentário :