SEED define as startups para a sua terceira rodada de aceleração

Nenhum comentário
Programa divulgou as 40 ideias inovadoras que irão receber mentoria, escritório compartilhado e incentivos financeiros

O programa de aceleração SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development divulgou, nesta quinta-feira (31/3), o resultado final da seleção que definiu as 40 startups que irão participar de sua terceira rodada. A seleção considerou aspectos como atitude empreendedora, modelo de negócio e potencial de impacto, escolhendo as melhores ideias entre as 1.453 inscritas no programa.
Sob condução da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o SEED tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e transformar Minas Gerais em um polo tecnológico, por meio de ideias inovadoras. O programa tem alcance internacional e busca atrair empresas de todo o mundo para o ambiente do estado, estabelecendo um ecossistema de integração, troca de experiências e geração de resultados.

Processo de seleção
As inscrições para a terceira rodada do SEED começaram em janeiro de 2016 e superaram os números das edições anteriores. Foram cadastradas startups de 48 países, somando mais de 4 mil empreendedores, de 23 estados brasileiros e 52 nacionalidades diferentes. Todas as 1.453 startups inscritas passaram por um processo de enquadramento, a partir de critérios eliminatórios estabelecidos em edital da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep. Em seguida, as classificadas foram avaliadas em três etapas, por cerca de 60 jurados de renome no meio de empreendedorismo, órgãos de fomento e entidades de classe.

Na fase final, as 60 startups selecionadas passaram por entrevistas, que definiram as 40 contempladas. Todo o processo foi realizado pelo IEBT, instituto de consultoria em inovação escolhido por licitação para avaliar as startups. Cada etapa atribuiu pontuações específicas para os projetos, avaliando, principalmente, seu potencial de geração de negócios para o ecossistema local. Para saber mais sobre o processo de seleção, acesse o site do SIMI. A lista com as startups selecionadas pode ser consultada no site do Minas Digital.

Semente de inovação
Os empreendedores serão recebidos pelo SEED a partir de maio, quando as startups passarão a vivenciar um ambiente único e renovado, no Espaço 104, em Belo Horizonte. As 40 ideias irão participar de seis meses de aceleração, recebendo mentoria personalizada, formação empreendedora, escritório compartilhado e conexão com o ecossistema global, além de capital semente de até R$ 80 mil, livres de participação.

Segundo a diretora geral do SEED, Silvana Braga, o aumento da procura dos empreendedores pelo programa mostra o potencial do estado para o desenvolvimento de soluções inovadoras. “Minas Gerais está despontando como um ambiente propício para a geração de negócios em diversas áreas e o SEED está entre os principais projetos que impulsionam ainda mais essa tendência”, destaca.
Entre as 40 startups selecionadas, 20 são mineiras, 10 vieram de outros estados e outras 10 são estrangeiras. A partir de maio, participarão do programa empresas criadas nos Estados Unidos, Chile e Argentina.

Projeto de resultados
Criado pelo Governo de Minas Gerais, o SEED é um programa de aceleração de ideias que busca fortalecer a cultura empreendedora, acelerar o desenvolvimento do ecossistema e incentivar ideias e negócios inovadores no estado. Considerado pela Bloomberg Foundation um dos grandes projetos de inovação do setor público no mundo, o programa tem como diferencial a não exigência de CNPJ ou participação no negócio criado pelas startups.

Em suas duas primeiras edições, o SEED já acelerou 73 startups, sendo 53 brasileiras e 20 estrangeiras. Juntas, essas empresas levantaram mais de R$ 10 milhões em investimentos após seu período de aceleração pelo programa. “É o primeiro passo para o desenvolvimento de ideias que podem mudar o mundo e para o fortalecimento de uma cultura criativa e inovadora em Minas Gerais”, complementa Silvana.

Confira as startups selecionadas neste vídeo e na lista abaixo:





Nenhum comentário :