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10 habilidades essenciais para uma carreira em marketing digital bem sucedida

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Inbound, SEO, e-mail marketing, google adwords, facebook ads, google analytics, social media, bing ads... Se você está lendo essa postagem, eu aposto que já ouviu falar dos termos citados acima. Não é novidade para os profissionais de Comunicação e Marketing que hoje é preciso aliar diversas ferramentas para se produzir bons resultados com uma campanha. Algumas habilidades indispensáveis, no entanto, passam despercebidas por vários profissionais e empresas da área, deixando uma lacuna a ser preenchida tanto nesses próprios profissionais quanto no mercado. Pensado nisso, decidimos elencar 10 habilidades que julgamos essenciais aos profissionais do marketing moderno.

1 - Conheça o seu mercado

O sucesso de uma ação de marketing depende da capacidade de compreender o seu target. O profissional que consegue entender efetivamente o que os clientes e concorrentes estão fazendo, tem uma habilidade de marketing fundamental. Os profissionais que conseguem coletar dados quantitativos e qualitativos sobre os clientes e apresentar esses dados para executivos de forma estratégica são muito valiosos. Um outro ponto: isto não trata apenas de obtenção de dados através de surveys. Conversas diretas com os clientes são fundamentais e, geralmente, mais valiosas do que dados da pesquisa.

2 - Crie experiências marcantes em seus clientes

Hoje, os profissionais de maior sucesso são capazes de criar experiências que se tornam marcantes para os seus clientes. Graças à internet, existem diversos pontos de interação entre um cliente e a marca. Essas interações estão crescendo cada vez mais, e o marketing digital é o agente responsável por criar e gerenciar essas experiências. Os profissionais capazes de criar experiências que realmente mexem com os clientes são raros, e ao mesmo tempo os mais requisitados.

3 - Torne-se um contador de histórias

Uma parte importante da criação de experiências marcantes de clientes é, sem sombra de dúvidas, saber contar uma boa história. Está cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas. É por isso que os profissionais de marketing devem ser bons contadores de histórias, pela simples razão de que os clientes devem se identificar com suas histórias mais do que qualquer outra coisa. De outra forma, seu serviço/produto poderá não ter o alcance desejado. A maioria das campanhas de marketing bem sucedidas, contam uma história em que os clientes se identificam emocionalmente. Aqueles profissionais que conseguem contar boas histórias através de uma variedade de campanhas são indispensáveis em um mundo onde a atrair a atenção de um cliente pode ser um desafio.

4 - Não confie só no feeling, teste tudo 

Muitos profissionais tomam decisões com base em seus instintos, mas com a riqueza de dados disponíveis, esse, definitivamente, não é o melhor caminho. É preciso não se acomodar com os resultados e testar coisas novas. Existem inúmeras ferramentas, e muitas delas gratuitas, que auxiliam e socorrem em diversas ocasiões. O Google Analytics poderá se tornar seu maior aliado. Em outro exemplo, simples testes A/B poderão te ajudar a testar a eficácia dos seus anúncios.

5 - Nunca pare de aprender

O marketing está em constante mudança, e sempre em ritmo acelerado. Afinal é preciso acompanhar o dinamismo da internet e do comportamento do consumidor. Isso significa que os profissionais da área precisam assimilar os novos conteúdos de maneira cada vez mais rápida. Algo tão simples como “estudar” tornou-se uma habilidade essencial para o marketing. Felizmente, há uma riqueza de informações disponíveis on-line que podem ajudar os profissionais a aprender sobre novas tendências do marketing. Hoje, para se obter sucesso em marketing é quase que imprescindível conhecer e fazer uso de estratégias de: social media, inbound marketing, SEO, native ad e big data. Várias empresas e instituições de ensino ofertam cursos online.

6 - Use bons dados para tomar decisões

Com uma base de dados cada vez maior, as empresas são capazes de compreender melhor os anseios e as dores dos seus clientes. Os profissionais de marketing que aprenderem efetivamente a coletar e analisar dados de clientes para tomar as melhores decisões, serão aqueles mais disputados pelo mercado nos próximos anos. Muitos profissionais do marketing vêm da área de comunicação, seja da Publicidade ou Relações Públicas. Pode parecer novidade a estes profissionais, mas saber lidar com números é importante no universo do marketing. Ter habilidades em Excel e conhecimentos em estatística são, de fato, muito úteis nesta área e poderão te tirar algumas enrascadas. Mas não se esqueça: alguns dos dados mais valiosos sobre o cliente vêm sob a forma de conversa direta.

7 - Torne-se um entendedor em tecnologias

A previsão para os próximos anos é que o marketing deverá gastar mais em tecnologia do que o próprio setor de TI. Este é um forte indício de que os profissionais proficientes em aplicativos e sistemas comuns ao marketing deverão prosperar. Isso não significa que você deva ser um engenheiro da computação para ter sucesso, no entanto, você precisa estar apto a usar e gerenciar diversas softwares e aplicativos. Tecnologias de marketing comumente usadas incluem o CRM, ferramentas de automatização, e-mail marketing, ferramentas de análise e uma infinidade de tecnologias emergentes de marketing online.

8 - Saiba como gerir o tempo

Os profissionais mais bem sucedidos planejam de forma organizada todo o projeto de marketing para que tudo possa ser entregue em tempo hábil. A maioria do trabalho em uma organização de marketing é orientada por um deadline, ou seja, sempre haverá prazos. Por exemplo, campanhas de marketing possuem datas de lançamento onde todos os envolvidos devem estar empenhados. Bons profissionais de marketing trabalham para garantir que uma campanha nunca atrase, para isso definem prazos que deverão guiar o trabalho de todos. Eles também tratam as datas de lançamento, como escrituras sagradas e fazem o que puder ser feito para garantir o lançamento a tempo.

9 - Saiba como escrever

Muitos profissionais costumam subestimar a importância da escrita, mas essa é uma das habilidades mais importantes que um profissional de marketing pode ter. A escrita é o alicerce de quase cada campanha de marketing. Seus textos em anúncios, e-mails, landing pages, conteúdos, podem ser considerados como tarefas simples, porém, podem ter um impacto desproporcional sobre as taxas de conversão. Portanto saber como passar o conteúdo ao seu público poderá te ajudar a obter grandes resultados.

10 - Trabalhe visando os resultados

Finalmente o marketing evoluiu para um campo onde os profissionais devem alcançar resultados. Quer se trate do aumento da percepção de marca, da geração de certo número de leads qualificados ou da entrega de maiores receitas, o marketing agora é a peça chave para o sucesso. Profissionais bem sucedidos se concentram na obtenção de resultados que compartilham três características. Em primeiro lugar, os resultados devem ser facilmente identificados e compreendidos pela empresa. Em segundo lugar, eles entregam resultados que têm impacto positivo sobre o negócio, normalmente nas finanças. Em terceiro lugar, eles entregam esses resultados mensalmente.

E aí, você já está se preparando para não ficar de fora? Comente e nos fale a sua opinião.

Parceria Educamundo

2 comentários :

Alvim Dias disse...

Post super atual. Hoje em dia o profissional que trabalha com marketing, se não ficar atento às estas etapas, não consegue se manter no mercado. Parabéns ao Mercado Web Minas e ao parceiro Educamundo.

Diego Ferreira disse...

Excelente! Vou aplicar em todos os meus projetos... Muito obrigado ao MWM e ao Educamundo.