Startups representantes de Minas vão participar de Olimpíadas diferentes no Rio

Nenhum comentário

Realizado pelo Consulado Britânico no Brasil, o Startup Games é uma competição entre empresas que acontece durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na British House. 50 startups de todo o mundo foram selecionadas para participar da competição entre 08 e 09 de agosto.

Startup Games
Durante a disputa, as startups serão incluídas em um aplicativo desenvolvido especialmente para o evento, em um jogo que simula uma bolsa de valores. Cada empresa recebe 100 ações e 10 milhões de libras virtuais para investir nas outras startups durante as atividades. Ao final, o grupo que tiver mais ações, ou seja, receber mais investimento pelos outros participantes, será o grande vencedor. No total, serão premiados três startups e três investidores.

Única competição de startups do mundo nestes moldes, o evento inclui empreendedores, especialistas do Reino Unido e do Brasil, mentores, investidores, aceleradoras e instituições de empreendedorismo nacionais e internacionais. Das 50 startups selecionadas, 20 são e/ou foram aceleradas em Minas Gerais, sendo o maior estado em número de empresas participantes.

O objetivo da disputa é promover o networking entre os atores do mercado empreendedor dos dois países e estreitar o contato de negócios, além de possibilitar grande visibilidade internacional para os participantes. Além da interação entre os empreendedores, o evento promove mentorias e palestras com grandes nomes internacionais. Alguns dos convidados são Niklas Zennstrom, fundador do Skype; Andrew Humphries, co-fundador da The Bakery; Michael Acton-Smith, da Mind Candy; Robin Klein, do fundo Index Ventures; Douglas Almeida, co-fundador da Stayfilm; e Fernando Silva, gestor nacional da Criatec 2.

A primeira edição ocorreu na Inglaterra, durante as Olimpíadas de 2012, e a vencedora entrou para a bolsa de valores de Londres apenas um ano após o Game, avaliada em 10 milhões de libras. Devido ao grande sucesso, o Consulado decidiu repetir a competição no Brasil e conta com apoio do governo estadual de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que está fornecendo apoio à delegação mineira com transporte e acomodação na capital fluminense.

Palestra
A delegação que irá competir no Rio de Janeiro será apresentada durante a Mostra Inova Minas, no dia 06 de agosto, no Circuito Liberdade. A apresentação será antes da palestra do empreendedor britânico Andrew Humphries, co-fundador da The Bakery, a primeira aceleradora dedicada ao mercado de publicidade e marketing do mundo. Pela primeira vez em BH, o empreendedor discursa sobre sua experiência bem sucedida com empresas de tecnologia, levantando mais de U$ 42 milhões em investimentos, e como se tornar um empreendedor global. A palestra acontece às 10h30 no Memorial Minas Vale. O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever pelo site: https://goo.gl/Dv2ViT

Ecossistema de Minas Gerais
O alto número de startups representantes de MG selecionadas não é ao acaso. O estado vem se destacando como polo de empreendedorismo nacional e internacional, além de ser uma potência em ciência e tecnologia. Minas é o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 400 empresas; abriga o San Pedro Valley, comunidade de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país, e os clusters de Santa Rita do Sapucaí, BH-Tec e Viçosa; conta com mais de 20 incubadoras distribuídas em 16 cidades; e é o maior estado em número de universidades públicas do Brasil (11 federais e 2 estaduais).

Nenhum comentário :