03 e 04/09: 5ª edição do curso de Escrita Criativa - Primeiros Passos

Nenhum comentário

Nos dias 3 e 4 de setembro, a capital mineira recebe a 5ª edição do curso de Escrita Criativa - Primeiros Passos, no Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Funcionários). Além de trabalhar o conceito de escrita criativa, as 16 horas de aula são repletas de exercícios de criatividade e técnicas de redação que ajudam a ter mais segurança na hora de desenvolver a ideia no papel.

Dentro da escola, os cursos correspondem a três eixos. O primeiro é relacionado ao repertório, espécie de curadoria de leitura. Um texto para ser texto passa, inevitavelmente, por antecedentes criativos. E nesse ato de ingestão e digestão às vezes falta referência ou fonte. Os cursos fornecem bagagem de leitura e capacidade crítica, auxiliando o aluno a avaliar em que estágio está escrevendo. Nosso segundo alicerce é o técnico, que se refere à forma e aos recursos estilísticos expressivos utilizados no processo de organização da narração e do processo de composição do texto. É o passo a passo trazido para o campo da labuta. O terceiro eixo, que não deixa de conversar com os anteriores, é o que trabalha com a marca autoral. É quando o aluno-escrevente passa a analisar de maneira mais prática a própria produção e alguns traços de sua personalidade artística começam a ficar mais nítidos.

O curso de escrita criativa, voltado também para quem não tem ambições literárias, mas enfrenta o processo de composição criativa de textos no dia a dia e precisa oxigenar a labuta com a palavra, explora esses três eixos em diferentes medidas durante um fim de semana que promete ser intenso e passar rápido. "Nós queremos que o aluno saia de nossos cursos e oficinas ciente de que escrever não é um privilégio de poucos ou uma arte inatingível e mais consciente dos processos de linguagem”, afirma Julie Fank, diretora e professora do curso. Julie é licenciada em Letras Português/ Inglês e mestre em Letras, com ênfase em Literatura Comparada pela Unioeste-PR e doutoranda em Escrita Criativa pela PUC-RS. Já atuou no mercado editorial paranaense como diretora de redação e editora de revistas de comportamento, cultura, design, arquitetura e arte, tendo ministrado oficinas de texto, criatividade e literatura desde 2010 em empresas como O Boticário, Copacol, Mapie, UEGA, OAB-PR, entre outra. Atualmente, edita também o jornal dEsconforto, periódico literário da escola. O curso, ministrado desde 2010, já formou mais de 600 alunos.

Em 2015, recebemos em nossa sede em Curitiba importantes nomes do cenário literário brasileiro, como o português José Luís Peixoto, Alice Ruiz, Noemi Jaffe, Luís Henrique Pellanda, Rodrigo Rosp, Reginaldo Pujol Filho, Ana Guadalupe, Luci Collin, Ricardo Pozzo, Assionara Souza, Cezar Tridapalli e Flavio Stein. Nomes como Luci Collin, Cezar Tridapalli e Jacques Fux já têm datas marcadas para oficinas em Belo Horizonte no segundo semestre: Literatura Subversiva, Oficina de Romance e Literatura e Matemática são os assuntos confirmados.

O Escrita Criativa - Primeiros Passos será o sétimo curso da Escola na filial mineira, que vem conquistando a nova geração de escritores que habitam o coração literário brasileiro. Cerca de 120 alunos já participaram dos cursos de   Escrita Criativa, Revisão e Edição de Texto e Aperfeiçoamento Textual.

Serviço
Curso de Escrita Criativa - Primeiros Passos
Data: 3 e 4 de setembro
Hora: Das 09h às 18h
Local: Guaja
Av. Afonso Pena, 2881 - Funcionários
Investimento: R$550
Fone: 99995-2110 (Ana Possas)
contato@escoladeescrita.com.br
www.escoladeescrita.com.br

Nenhum comentário :