08/09: DATE estreia em BH com o fundador do Catarse

Nenhum comentário

Evento gratuito será conduzido pela jornalista Mariana Castro; o objetivo é aprofundar os debates sobre crowdfunding e sua importância para a cultura, economia e sociedade 

Não é de hoje que os belo-horizontinos têm visto sua cena criativa fervilhar. Iniciativas pautadas na rica relação entre economia, arte, conhecimento e inovação se espalham pela cidade e ganham, a cada dia, mais adeptos. Porém, você saberia dizer os efeitos que esse movimento gera no comportamento das pessoas, na maneira de se fazer negócio, ou mesmo no seu bolso? Para aprofundar os debates em torno da nova economia, os idealizadores do CreativeMorningsBH lançam, no próximo dia 8 de setembro, o projeto DATE.

Em formato de debate, o DATE será conduzido pela especialista em empreendedorismo, Mariana Castro, que convida, a cada edição, profissionais que estão revolucionando o mercado e a forma de pensar dos profissionais. O primeiro encontro terá a participação de personagem fundamental para a economia colaborativa brasileira: Diego Reeberg, fundador do Catarse, a maior plataforma de crowdfunding do país. As inscrições gratuitas podem ser feitas a partir do dia 6 de setembro, às 11 horas, pelo site http://bit.ly/datefbevent. O evento ocorre às 20 horas, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. Até novembro deste ano, outras duas edições do DATE serão realizadas.

Em sua primeira edição, o evento faz um raio-x do crowdfunding no país, busca entender o que faz com que as pessoas se sintam motivadas a participar de um projeto e vai discutir sobre o bom e o mau uso de uma plataforma de financiamento coletivo.Segundo o publicitário Diego Rezende, que ao lado dos também publicitários Leandro Alvarenga e Pedro Raslan idealizaram o projeto, o DATE nasceu da necessidade de aprofundar alguns temas ligados à economia criativa e que ainda não estão claros para os empreendedores. “A ideia é oferecer um conteúdo mais pragmático sobre esses temas e por isso o modelo de 'mesa redonda', pois permite que um mediador extraia do convidado um conteúdo mais rico e maior entendimento das 'entranhas' dos negócios ali relatados”, sublinha.

Rezende conta que a escolha de Mariana Castro para conduzir os debates foi baseada na trajetória da jornalista que produziu um amplo estudo sobre brasileiros que revolucionaram a forma de pensar conhecimento, inovação e mercado em seu livro “Empreendedorismo Criativo”, publicado pela Portfólio-Penguin, da Cia. das Letras. Atual diretora da produtora de conteúdo F451, ela esteve à frente de iniciativas digitais do portal IG e também foi repórter do Grupo Estado e veículos da Editora Abril.

Mariana destaca que o DATE vai explorar não apenas o empreendedorismo ligado a ter o próprio negócio, mas também a ter uma postura empreendedora, seja como colaborador dentro de uma empresa já estabelecida, seja como influenciador em uma comunidade ou ainda, empreendendo a si mesmo. “A nova economia é uma ferramenta poderosa dentro do ecossistema do empreendedorismo criativo e estará presente como tema central de todos os encontros".

De acordo com ela, o impacto da economia criativa no país tem potencial para ser muito maior do que é atualmente. Informação, conhecimento e troca de experiências sempre contribuem significativamente para o amadurecimento do mercado em relação a nova economia. E, nesse sentido, eventos como o DATE são extremante importantes para disseminar ideias e como espaço de discussão e de reflexão para pensar novas formas de fazer negócios – mais colaborativos, mais sustentáveis, mais conscientes e conectados com as demandas da sociedade.

Quando: quinta, 8 de setembro, de 08h às 10h
Onde: Teatro de Bolso Sesc Palladium - Av. Augusto de Lima, 420, Belo Horizonte
Inscrições: http://bit.ly/datefbevent

Nenhum comentário :