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Como foi o RD Summit, por Cris Gontijo

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Quando o Marcelo me convidou para escrever este post, senti-me lisonjeada por poder contribuir com um blog que admiro e acompanho há tanto tempo. Senti-me também feliz por poder contar um pouco do que foram os dois melhores dias da minha vida profissional. Estou falando dos dias 3 e 4 de novembro, quando aconteceu aqui em Florianópolis o RD Summit, maior e melhor evento de marketing digital da América. Dividi em três partes que considero importantes: quem faz o RD Summit, a estrutura do evento e depoimentos de alguns participantes.

NO BACKSTAGE

De duas das quatro edições que estive presente, o item mais elogiado é o clima do evento, de cooperação, de conhecimento, de receptividade. Na avaliação dos participantes do ano passado, a melhor nota foi a do time. E fazer parte disso é incrível. Alguns dias antes do evento, comentei com meu gestor sobre a “minha evolução”. Enquanto no ano passado era recém-chegada e não atendia oficialmente ainda nenhum cliente, esse ano recebi cerca de 60% da minha carteira, além de ter a honra de colaborar como palestrante. Pensando no evento em si, hoje somos um time maior do que o total de participantes da primeira edição.


E acho que o segredo da RD está aí, em ser esse “foguete”, cujo piloto entende muito do negócio e que faz questão que todos tenham acesso às informações e estejam preparados para o destino escolhido. É uma cultura baseada em comunicação, transparência, desenvolvimento, com valores bem desenhados e identificados desde a entrada de um novo tripulante. O evento é o reflexo da sinergia dessa cultura.

Li vários posts falando sobre o Summit, mas esse traz exatamente essa essência: RD, a empresa que não tem funcionários, tem fãs. E eu realmente sou fã. Não é à toa que os dias do evento são os dias mais esperados do ano na Resultados Digitais e também na agenda de muitos empreendedores Brasil afora.

A DISNEY DO MARKETING DIGITAL

Morei seis anos em Belo Horizonte e nesse período pude ir em todos os principais eventos de marketing digital realizados na capital mineira. No ano passado, quando participei do RD Summit pela primeira vez, fiquei bastante impressionada com a estrutura do evento. E essa é a sensação e o feedback de muitos que vêm de outras regiões do país e também do mundo. Vide post que saiu ano passado na Forbes: The Disneyland Effect: How Businesses Can Throw Successful Conferences.

Entre os pontos que me chamaram a atenção está a divisão do evento em trilhas de conteúdo segmentadas. Esse ano foram 13 temáticas abordadas com profissionais especialistas nas respectivas áreas: Gestão e estratégia, Marketing Introdução, Marketing Avançado, Marketing Outros conceitos, Conteúdo, Vendas, Atendimento e Customer Success, Tecnologia, Agências, Educação, E-commerce, Desenvolvimento pessoal e RD Station.

Stand da mineira Buscar ID
Os principais pontos positivos de diferentes assuntos sendo abordados são a possibilidade de aumentar a abrangência do evento, a profundidade do conteúdo e a possibilidade de conexão de pessoas que atuam ou têm interesse no mesmo tema. Não é por acaso que, às vezes, com tanto conteúdo legal sendo compartilhado, a escolha da trilha se torna uma tarefa bem difícil.

Como parte do time, não consegui acompanhar nenhuma palestra (foram mais de 100), mas indico esse post que traz insights bem legais: RD Summit 2016: saiba tudo o que rolou. Do que consegui ler até agora, dois pontos chamaram a atenção:

1) O foco total nas pessoas ao se fazer qualquer ação de comunicação e marketing (impossível não lembrar do marketing 3.0 de Kotler, em que as empresas caminhariam para tratar o público como um ser humano pleno com coração, mente e espírito). Nesse sentido, alguns exemplos que vi participantes citarem na prática foram a palestra do Will Reynolds, da SeerInteractive, e do Oli Gardner, da Unbounce.

2) Vimos os mesmos conteúdos em eventos diferentes. Confirmamos o que acreditamos, mas o que estamos fazendo para mudar o que fazemos hoje? Esse é o sentimento que pude também perceber e sentir de muita gente. Esse post que li é um ótimo exemplo: Conteúdo não é nada sem alma. O mercado tem muito a aprender e a crescer. A RD tem hoje 10% dos potenciais clientes que poderia ter no Brasil.

Devo destacar também a feira de negócios. Jamais havia visto tamanha feira em um evento de marketing digital. E o mais bacana – nem são os brindes – é que a feira realmente gera muitos negócios para quem patrocina e também para quem participa. É local de benchmarking, de networking, de conhecimento, de se atualizar sobre novos produtos ou serviços. Um exemplo prático é a Buscar ID. Esse ano tivemos a felicidade de contar com eles como patrocinadores e pude ouvir da boca do pessoal: “Cris, estamos sem voz, são muitas pessoas interessadas em conhecer o nosso produto”.

A feira gastronômica que contou com quase 40 food trucks, o chope Eisenbahn no happy hour, as frutas, água e café durante todo o evento são cerejinhas no bolo desses dois dias de imersão.

Para coroar o evento esse ano, tivemos ainda o lançamento do #novoRDStation, que somou mais melhorias e novidades do que todos os anos anteriores. Se tem algum cliente ou potencial lendo esse post, recomendo que leia também este. E ainda o anúncio oficial do aporte de R$62 mi da TPG Growth, que tem em seu portifólio empresas como Uber e Airbnb. Poderia ser melhor?

QUEM FOI DIZ QUE

Para finalizar, gostaria de compartilhar depoimentos do que foi o RD Summit na visão de quatro pessoas que pude estar no evento: cliente, agência parceira, patrocinador e não-cliente.

"O RD Summit 2016 foi extraordinário. Engana-se quem acha que as palestras são apenas sobre Marketing Digital. As palestras são para empresário, empreendedores, startupeiros e até para simples colaboradores como eu. Eu só comparo o Summit com a HSM, que custa até 16x mais e tem a péssima desvantagem de ser em São Paulo. Além das palestras, ver de perto a motivação da equipe da RD (que é coisa de outro mundo) e o networking que o evento proporciona são imprescindíveis para quem quer gerar mais resultados em 2017!"
Marcelo Barboza, gerente de marketing da Murrelektronik do Brasil e cliente

“O RD Summit é um evento incrível. A imersão em marketing digital e vendas, o contato com profissionais de diversas áreas, os momentos de networking, o conhecimento adquirido, a energia do ambiente. É espetacular participar de um evento que cria uma comunidade em torno do marketing digital. Como agência parceira, ganhadores do prêmio Agência do Ano 2016, nos sentimos imensamente orgulhosos de ser parte deste momento. Com certeza, novas perspectivas se abrem para as agências, para o mercado e para alcançar maiores resultados!”
Francine Bagatini, coordenadora de marketing da AstrusWeb, agência parceira

“Foi a primeira vez que participei de um evento tão grande na área de Marketing Digital e para a minha surpresa foi ainda melhor que o esperado. Palestras com profissionais incríveis, estrutura e organização nota 10, isso sem contar o clima dos participantes e da cidade apaixonante que é Floripa. Meu único arrependimento foi não ter ficado pro final de semana com a galera que estava se reunindo no app. Ano que vem estou aí de novo, RD!.”
Andressa Pessoa, analista de marketing digital da Faculdade Projeção, participante

“Patrocinar o RD Summit foi uma experiência além de ter a Buscar ID vendendo seu produto. Tivemos contato com empresas e profissionais de altíssimo nível que nos fizeram compreender e entender muitos pontos do evento que antes não enxergávamos. Foram dois dias intensos de muito trabalho e aprendizado. Inicialmente achamos que, porque não assistiríamos às palestras, seria apenas trabalho, mas nos divertimos MUITO e aprendemos muito com os participantes. Em 2014 e 2015 fui como participante e foi excelente! Agora como patrocinador vivi o outro lado e não posso dizer um ponto negativo em relação à nossa experiência, principalmente porque trouxemos mais 400 pessoas interessadas em nosso produto. Preciso parabenizar a Resultados Digitais por toda organização e dedicação para a realização de um evento tão grandioso.”
Rodrigo Nascimento, fundador da Buscar ID

Por Cris Gontijo - Partners Customer Success Manager na Resultados Digitais










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