Empresa de BH desenvolve robô para produzir tour virtual

2 comentários
A 4VR, empresa de BH especializada em realidade virtual e vídeos 360°, em parceria com a Detalhes Educação desenvolveram um "robô", constituído de uma câmera 360º acoplada a uma base móvel guiada remotamente via radio-controle para a captura de vídeos e fotos em 360° de grandes indústrias do Sudeste e Nordeste Brasileiro.

O objetivo do serviço foi fazer um tour virtual nos ambientes da fábrica, inclusive onde não seria possível ir de carro ou até mesmo o acesso de pessoas era limitado. Locais com fornos de altas temperaturas, galpões de usinagem, dentre outros ambientes de acesso restritivo, puderam ser visitados virtualmente pelos colaboradores das indústrias através dos óculos de realidade virtual.

Para fazer as imagens, Marco Paulo De Paoli, da 4VR e Marcos Arrais da Detalhes Educação se disfarçaram com os uniformes dos funcionários das fábricas para permanecerem imperceptíveis durante as gravações e assim conseguirem direcionar o equipamento via controle remoto. Em algumas situações, foram utilizadas câmeras de referência acopladas ao “robô” que transmitiam as imagens para o celular via Wifi, permitindo o seu direcionamento de forma mais precisa.



O projeto enfrentou uma série de desafios para ser executado. O prazo reduzido foi o maior deles (uma semana para realizar as capturas em quatro fábricas e  uma plantação de  eucalipto e mais uma semana para pós-produção). Algumas questões técnicas dificultaram a captura de imagens, como manter a estabilidade das câmeras acopladas ao “robô” durante o processo de gravação e seu superaquecimento devido às altas temperaturas da fábrica, demandando uma série de cuidados e monitoramento constante do equipamento usado.

Por questões privacidade e os segredos industriais da empresa, as imagens não foram disponibilizadas publicamente.

Tecnologias como as empregadas neste projeto são de grande relevância, pois permitem um acesso facilitado imagens, sem a necessidade de se estar in loco para visualizar os processos, o que mostra que a realidade virtual pode ser extremamente relevante também na indústria, e não somente no entretenimento digital.

4VR: http://www.4vr.com.br/
Detalhes: http://www.detalheseducacao.com.br

2 comentários :

Pode entrar, Welcome!!!! disse...

Parabéns e sucesso aos mineiros criativos e empreendedores!

Unknown disse...

Parabéns,meu filho Marco Paulo e Seu colega Marcos Arrais! Sucesso a vcs!