Agentes Regionais de Inovação serão elo entre Governo de Minas e empreendedores e startups do interior

Nenhum comentário


Um fim de semana de muito trabalho, muito aprendizado e gente com cada vez mais brilho nos olhos e fosfato queimado, cheia de ideias e ações para levar para suas regiões de origem.

Assim foi o treinamento realizado neste sábado e domingo, dias 25 e 26, no SEED (Espaço 104, em Belo Horizonte) pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas (Sedectes), junto aos 27 novos Agentes Regionais de Inovação selecionados para ser o elo entre as ações governamentais relacionadas a inovação e empreendedorismo e os empreendedores locais.


Os agentes foram selecionados entre estudantes universitários, profissionais liberais, empreendedores, comunicadores, programadores, engenheiros e outros profissionais que já realizam voluntariamente atividades de fomento ao ecossistema de empreendedorismo e startups em cidades como Varginha, Itajubá, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Contagem, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Montes Claros, Santa Rita do Sapucaí, Lavras, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Diamantina e Viçosa, entre outros municípios.

O treinamento faz parte do programa "guarda-chuva" do governo para a inovação, o Minas Digital, que compreende, além do SEED, o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), as UAITECs (mais abaixo), e eventos como FOMS, Pint Of Science, Campus Party, FINIT, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outros, todos já realizados em 2016 e ampliados este ano, inclusive com o objetivo de interiorizar esses eventos.



Sábado
No primeiro dia, as boas vindas do secretário da pasta, Miguel Correa, e do subsecretário de Inovação, Leo Dias. "Vocês foram escolhidos para fazer um estado diferente", disse o subsecretário. Miguel Correa abordou as novidades para este ano, como a utilização do edifício Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, como espaço de co-working e palestras voltado para startups já aceleradas em programas como o SEED, Lemonade, FiemgLab, entre outros. "Queremos que essas startups continuem conosco, desenvolvendo ainda mais seus produtos, se encontrando com clientes e gerando mais negócios", comentou o secretário, lembrando ainda que o governo pretende fortalecer as UAITECs - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais que visa oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio de uma rede de polos de EAD - transformando-as também em espaço de co-working para startups nas mais de 100 cidades onde estão instaladas.

Depois de conhecer todos os projetos e eventos de apoio à inovação do governo, os novos agentes foram apresentados às diretrizes do programa, chamado de "Difusão do Minas Digital", as tarefas e metas que cada agente deve desenvolver junto ao seu ecossistema local e as dúvidas surgidas.

No fim da tarde, os agentes conheceram cases como o da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, o "Vale da Eletrônica" mineiro, e do BarbaRuiva.com  (Matt Montenegro).



Domingo
No segundo dia de treinamento, cada agente apresentou o que já tem feito em sua localidade para fomentar o ecossistema empreendedor. Além disso, os agentes puderam trocar experiências, tirar dúvidas e entender como o Governo de Minas pode ajudar tanto no fomento quanto na realização de eventos locais com foco em empreendedorismo, inclusive na participação dos ecossistemas nos eventos do governo.


"Vamos realizar Road Shows levando a equipe da Sedectes em cada região de Minas para apresentar nossas ações e eventos e contamos com os agentes regionais de inovação para nos apoiar na realização desses encontros", disse Leo Dias.

Os agentes também foram apresentados ao sistema das UAITECs e como elas podem contribuir para fomentar as startups locais, ao Programa de Incentivo à Inovação (PII), ao programa Meu Primeiro Negócio (curso de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual), ao Pop Ciência MG, SEED e o calendário de ações para 2017:

Abril
- Hub Minas Digital
- Sedectes Day
- Fórum de Mídias Sociais (FOMS) itinerante

Maio
- Pint Of Science (15, 16 e 17)
- Semana Professor Marcos Pinotti na UFMG (22 a 26)

Junho
- Lançamento da 4ª turma do SEED

Agosto
- Formatura da primeira turma do programa Meu Primeiro Negócio
- InovaMinas Fapemig

Outubro
- Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Novembro
- Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) + Campus Party + 100 Open Startups + SPV Summit + Encontro ITEC + Demoday SEED (31/10 a 05/11)

Antes da Campus Party, porém, cinco municípios serão selecionados para receber edições menores do evento, apelidadas de "Campus Night".

Na parte da tarde, a nova equipe participou de um painel com mais cases: Liliane Carvalho (Bio Startup Lab), Paulo Caputo (Baanko Challenge), Luís Felipe Veloso (Startup U) e Tatiana Silva (Fa.Vela).


A universitária Bruna de Souza, da UFLA (Lavras), resumiu bem a nova missão. "Em algum momento a gente quis fazer diferente e quando surgiu essa oportunidade, estávamos aptos para aceitar e protagonizar. Toda a excelência e receptividade mostradas aqui são um incentivo para levarmos isso para nossas cidades como um exemplo. Queremos fazer igual ao que vimos aqui hoje", disse.



Ao fim do segundo dia, muito cansaço e uma certeza: não será fácil, mas será muito empolgante o empoderamento dado pela Sedectes a esses 27 agentes que passam agora a ter, além da paixão, o compromisso de tornar Minas Gerais o melhor estado para empreender, começando pelas suas realidades. O ditado "pensar global e agir local" nunca fez tanto sentido como agora.



Obs: O editor do blog Mercado Web Minas passa agora a, também, ser um Agente Regional de Inovação, representando o Santa Helena Valley (SHV) - ecossistema de inovação e startups de Sete Lagoas e região. #MinasDigital #Sedectes #DifusãoMD




Nenhum comentário :