13, 20 e 27/05: Workshop Da ideia ao protótipo: Criando soluções inovadoras com Design Thinking

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Quais são os desafios para pessoas e organizações nos dias de hoje? Como abordá-los de forma inovadora, envolvendo mais pessoas na criação de novos negócios, projetos, produtos e serviços? Muito se fala sobre Design Thinking, mas chegou a hora de explorar todas as possibilidades dessa metodologia inovadora para solucionar questões num ambiente dinâmico, de incerteza e competitividade.

Esta é uma imersão para entender e experimentar os fundamentos, o processo criativo e as principais ferramentas do Design Thinking, aliando teoria e a prática em situações e negócios reais. O Design Thinking propõe uma compreensão ampla, centrada nas pessoas e suas necessidades, de forma integrada.

Visão geral da experiência

Acreditamos na aprendizagem pela prática em desafios reais. Por isso, trabalharemos em grupos, com ideias de negócio e projetos propostos pelos participantes. Todos vivenciarão o processo de modelagem das soluções e poderão, ao final, aplicá-las em suas necessidades próprias.

O programa é dividido em 3 módulos de 8 horas, totalizando 24 horas de inspiração, troca, descoberta, mão na massa, transformação e resultado.

Conteúdo

1º Módulo – Conexão, empatia, entendimento e problem framing
Vamos nos conectar e provocar a interação entre os participantes do curso, passando por uma visão geral do conceito, valores e cada fase processo criativo proposto pelo Design Thinking. Veremos casos aplicados, exercícios, referências práticas e teóricas para um alinhamento de todos.
Formaremos os grupos para trabalhar mais a fundo as etapas iniciais de entendimento do problema, definição dos stakeholders, empatia, diferentes pontos de vista, problem framing and reframing. Depois, vamos para a rua exercitar o olhar, entrevistar pessoas e sintetizar os insights colhidos.
Ao fim de cada módulo, poderemos identificar os principais aprendizados do dia, traduzir as experiências para os contextos de cada um, tirar dúvidas, pactuar exercícios e reflexões para o decorrer da semana.

2º Módulo – Colaboração e ideação
Cada módulo começa revisitando o trabalho do encontro anterior para colher os insights e resultados dos exercícios ao longo da semana. O 2º encontro mergulha nos conceitos de ideação e exercícios de criação colaborativa. É hora de promovermos divergências e convergências entre o grupo através de ferramentas para instigar a geração de ideias e todo o potencial criativo dos participantes.
Vamos exercitar a síntese e a combinação entre os insights, traçando caminhos prováveis e improváveis até chegar ao desenho de soluções inovadoras. Na sequência vamos estruturar essas soluções, desdobrando a sustentação das ideias, os diferenciais e a mecânica de funcionamento.
Encerraremos o dia traduzindo os aprendizados para a rotina de cada participante, além de pactuar alguns exercícios e reflexões para o decorrer da semana.

3º Módulo – Validação, prototipagem, iteração e pitch
Vamos voltar mais uma vez à discussão a partir do ponto onde paramos para compartilhar os conceitos de prototipagem rápida, validação e iteração.
É a hora de colocar a mão na massa e construir protótipos para testar tudo o que produzimos até aqui. Após uma rodada de avaliações vamos priorizar ajustes a partir do feedback dos clientes, rever o ciclo de produção de forma ágil e preparar um pitch de apresentação dos resultados.
Por fim, faremos um resgate da nossa jornada mapeando gaps, oportunidades e como traduzir as lições aprendidas em nossas rotinas diárias. Além disso, vamos indicar caminhos, fontes e ferramentas para que cada um possa dar continuidade em seu ciclo de aprendizado.
Objetivo
Vivenciar a aplicação do Design Thinking no desenvolvimento de soluções, negócios, produtos e serviços.
Como a experiência vai mudar sua vida
Você irá aprender a utilizar o Design Thinking para:
Entender melhor os seus clientes;
Engajar mais pessoas no desenvolvimento de soluções;
Inovar seus modelos de negócio;
Resolver problemas complexos de maneira criativa e dinâmica;
Desenvolver suas habilidades de comunicação e apresentação;
Para quem é este curso?
Pessoas dispostas a assumir uma forma de pensar colaborativa, inovadora e centrada no ser humano;
Gestores, empreendedores e líderes que buscam um modelo mental mais empático e experimentalista para seus negócios;
Equipes que buscam um comportamento focado na experiência dos clientes;
Profissionais que precisam de ferramentas e metodologias para trabalhar na criação de solução em grupo, integrando áreas, diferentes bases de conhecimento e diversidade de opiniões;
Ferramentas Principais
Matriz CSD Alinhamento
Persona + entrevista
Mapa de Stakeholders
Mapa de Empatia
Value Proposition Canvas
Brainwritting
Concept Map
Business Model Canvas
Pitching Map
Matriz de priorização
Jornada da Experiência do Cliente (Simplificada)

Sobre o Design Thinkers Group
Através da cocriação, desenhamos soluções, serviços, estratégias e processos que ajudem as pessoas e organizações a inovar, projetar suas marcas e reforçar a capacidade de seus colaboradores. Geramos resultados de impacto, provocando mudanças de cultura e comportamento por meio do Design Thinking. Estamos em 20 países e somos 57 pessoas trabalhando juntas. Somos uma comunidade internacional baseada em confiança, que troca conhecimento, experiências e boas histórias.

Quem vai ministrar essa experiência?

Eduardo Loureiro — Managing Partner
Managing Partner da DesignThinkers Group e da DesignThinkers Academy no Brasil. Tem 12 anos de experiência em pesquisa, prototipação, UI design, service design e modelagem de negócios.
É cofundador da Voël (Pesquisa e Design de Produtos Digitais), Mozaiko (Educação e Inovação Social) e Business Jam (Laboratório de Empreendedorismo). Professor da pós-graduação em Design de Interação, da pós-graduação em Comunicação Digital da PUC-Minas e facilitador no Mesha LAB, programa independente de inovação.
É pioneiro no estabelecimento das disciplinas de User Experience Design no Brasil e já trabalhou em projetos para grandes marcas/instituições/start-ups como Google, Fundação Dom Cabral, SEBRAE, Banco Itaú, Leucotron, Banco BMG, Coca-Cola, Localiza, FIEMG, Red Bull, UBM, Minutrade, Porto Seguro, Governo de Minas Gerais, Fundação Lemann, Ford, entre outras.

Paulo Emediato — Associate
Associado da DesignThinkers Group no Brasil. Apaixonado por inovação, estratégia e desenho de soluções, co-fundador do Mesha, acredita no potencial criativo e no pensamento crítico, com foco nas pessoas, para impactar os negócios e instituições de hoje.
Lidera a assessoria de comunicação da FUNDEP, professor, palestrante e facilitador de processos cocriativos.
Tem 15 anos de experiência em gestão de marketing, comunicação e inovação em diferentes setores como CNI, Governo de Minas, Oi e TokStok. Mestrando em Gestão da Inovação na UFMG, passou por formação executiva na Stanford School Of Business, é especializado em gestão na Fundação Dom Cabral e graduado em Comunicação Social pela PUC Minas.

Onde, quando e quanto

13, 20 E 27 DE MAIO (sábados)
horário: 9H — 18H
CAFÉ DA MANHÃ E COFFEEBREAK :)
Onde: GUAJA, Afonso Pena, 2.881
Quanto: R$ 900 - primeiro lote (14 primeiros inscritos) | R$ 990 - segundo lote
DESCONTOS PARA GRUPOS
10% - 2 pessoas
15% - 3 pessoas
20% - 4 ou mais pessoas

Inscrições: http://guaja.cc/designthinking/

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