18/07: Inovação para Pequenas Empresas: Oportunidades e Fomento

Nenhum comentário

Local: Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - Belo Horizonte, MG
18 de julho de 2017, 08h30-17h

O Sistema FIEMG, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação SENAI FIEMG, tem a satisfação de convidá-lo para um encontro dedicado à soluções e iniciativas de apoio e incentivo à inovação tecnológica para a pequenas empresa.

Diagnósticos personalizados, serviços e produtos do Sistema FIEMG, disponibilidade de fomentos, visitas técnicas aos Institutos de Tecnologia e Inovação SENAI e ao Laboratório Aberto, fazem parte desse encontro. Confira a programação e venha participar dessa jornada de inovação e empreendedorismo.
Sejam todos muito bem-vindos!

Programação
8h30 – Credenciamento.
9h00 – Boas Vindas - Prof. José Policarpo – Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG
9h20 – O que é Inovação e como se faz Inovação – Palestrante: Prof. Raoni Bagno (UFMG)
10h00 – A Quarta Revolução Industrial já está em curso, estamos preparados para as consequências?  Palestrante: Celso Chapinotte - Diretor do GARTNER em Minas Gerais.
10h40 – GET: Soluções e fomentos para Inovação Tecnológica nos pequenos negócios. –  Palestrante: Mariana Yazbeck - Gerente de Empreendedorismo Tecnológico SENAI
11h00 – Coffee Break
11h20 – Mesa de Casos de Sucesso de empresas que implementaram a gestão da inovação.Moderação: José Luciano – Gerente de Tecnologia e Inovação SENAI
11h40 – Tour pelo Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG
12h20 – Visita ao Laboratório Aberto SENAI CIT: oportunidades para prototipagem e colaboração tecnológica
13h00 - Almoço – livre
14h30 –  Palestra “Tudo que você sempre quis saber sobre Propriedade Intelectual e nunca teve coragem de perguntar” – Miriam Pedroza Ferreira / Analista de Informação Tecnológica IEL

Sobre os palestrantes:
Raoni Bagno possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUC Minas (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2014). Entre 2001 e 2009 atuou como engenheiro de desenvolvimento de produto e gestor do programa de inovação da FPT-Powertrain Technologies. Foi professor do departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas entre 2010 e 2014, atuando também como coordenador do curso na unidade Betim entre 2013 e 2014. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenador do NTQI-UFMG (Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação) e colaborador do LGI-USP (Laboratório de Gestão da Inovação). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e desenvolvimento de novos produtos e gestão da inovação tecnológica.

Celso Chapinotte, Diretor do GARTNER em MG, iniciou sua carreira 40 anos atrás, na IBM, Celso foi CIO da Siderúrgica Mendes Jr, fundou e liderou sua própria empresa de Consultoria por mais de 10 anos, foi Country Manager da MAPICS e BMC Software,  foi Diretor da América Latina no SAS Institute. Bacharel em Matemática, pós graduado em Engenharia Econômica e Marketing. Vem atuando junto aos principais Líderes das organizações no Brasil no sentido de apoiá-los nas Estratégias de Negócios com apoio das Tecnologias.

Inscrições gratuitas em https://www.sympla.com.br/inovacao-para-pequenas-empresas-oportunidades-e-fomento__160985/

Nenhum comentário :