Startups mineiras revolucionam mercado e se destacam no Brasil e no mundo

Nenhum comentário
Samba Tech conquistou 12 prêmios nacionais e internacionais, tem mais de 80 funcionários, escritórios no Brasil e no exterior e mais de 300 clientes
O segmento de startups cresce a cada ano e Minas Gerais tem se destacado no cenário nacional. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem atualmente 5 mil startups cadastradas no Brasil, sendo que 591 delas estão localizadas no território mineiro, ocupando a segunda posição nacional, ficando atrás apenas de São Paulo que lidera a lista com 1.324 empresas registradas.

Em Minas Gerais, existem programas e comunidades que ajudam a fomentar esse ecossistema, como por exemplo, o San Pedro Valley e o Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed), ambos em Belo Horizonte, além de universidades e programas de aceleração, como o Fiemg Lab.

Outro aspecto que comprova esse crescimento são as vagas de emprego abertas nessas startups. Um levantamento feito pela Gama Academy, escola que seleciona e capacita os melhores talentos para trabalhar em startups, mostra que há mais de 100 vagas em aberto apenas na capital mineira.

Conheça abaixo algumas startups que alcançaram crescimento significativo e revolucionaram seu mercado de atuação:

Evnts: plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos, atingiu em 2017 aumento de 490% em valor de vendas em comparação com o ano anterior. A empresa praticamente triplicou o número de eventos neste ano. Criada em 2015, a startup é a primeira tecnologia que assegura a melhor tarifa de hospedagem que poderá ser encontrada na internet, pois ela centraliza todas as opções de hotéis e integra as informações com a página de cada evento. Dessa forma, a empresa consegue oferecer descontos de 20% a 40% em hotéis parceiros.

Tracksale: tem como objetivo melhorar a experiência de compra do consumidor por meio da metodologia Net Promoter Score (NPS) e outros indicadores que medem a experiência do cliente. A empresa disponibiliza mais de 70 relatórios inteligentes que cruzam dados estratégicos e geram insights para tomada de decisão e indicam quais falhas e gargalos foram encontradas em cada empresa. Este ano, a Tracksale anunciou a expansão de suas atividades para a Argentina. A expectativa é que a empresa fature nos primeiros três meses do ano 4,5 milhões de pesos argentinos, um aumento de 15% no seu faturamento total.

Gama Academy: trabalha com recrutamento e treinamento de talentos para o mercado digital. A escola de transformação de talentos nas áreas de programação, design, marketing e vendas conecta profissionais a oportunidades de trabalho em startups, e-commerce e empresas digitais. Também potencializa talentos que já trabalham neste ecossistema, ensinando empresas tradicionais a inserir o mindset de startups em sua estratégia e rotina. Utilizando uma metodologia de ensino inovadora, que consiste na vivência de desafios reais de um ambiente de startup, a Gama Academy oferece programas que se diferenciam pela modalidade gratuita ou paga, e também pela intensidade de aprendizado, proporcionando uma experiência única para os alunos. Os cursos buscam preparar de maneira plena os profissionais que as empresas digitais procuram. Esse ano, a Gama expandiu sua atuação para Florianópolis.

Agrosmart: é a plataforma de agricultura digital líder na América Latina que ajuda produtores rurais a tomarem as melhores decisões no campo, sendo mais resilientes às mudanças climáticas. A empresa gera recomendações ao monitorar lavouras por meio de sensores e imagens de satélite, interpretando as necessidades da planta em tempo real em relação a irrigação, doenças e pragas. O uso do sistema permite economizar até 60% de água, 40% de energia e aumentar a produtividade em até 15%. Grande parte das áreas monitoradas do país se concentram no estado de Minas Gerais.

Jobin: recém-chegada ao mercado, a marca especializada em modelos exclusivos de tênis sem cadarço do tipo slip on (também conhecido como iate) se inspira no resgate da brasilidade, respeito à diversidade e riqueza de valores espirituais para desenvolver coleções colaborativas que atendam um público que mescla o estilo descolado ao urbano. Por meio de e-commerce próprio e inserção nos grandes marketplaces, como a Dafiti, a  expectativa até o final de 2017 é tornar-se conhecida em todo o país e conquistar milhares de adeptos ao estilo descolado e confortável.

Samba Tech: pioneira na distribuição de vídeos online na América Latina. A empresa oferece diversos produtos, desenvolvidos em nuvem e com tecnologia de streaming de ponta, para atender mercados como os de comunicação corporativa, tv na internet, educação à distância e transmissão ao vivo. Todos têm o propósito de ajudar empresas a se comunicarem melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Além disso, a Samba Tech também lançou plataformas com objetivo de ajudar quem deseja vender seus conteúdos por meio de vídeos e ganhar uma renda extra.

Depois de duas novas rodadas de investimento, uma parceria Global com o MIT, Microsoft e Harvard, a Samba conquistou 12 prêmios nacionais e internacionais, tem mais de 80 funcionários, escritórios no Brasil e no exterior, mais de 300 clientes, incluindo os maiores grupos de mídia, instituições de ensino, algumas das maiores empresas do Brasil e canais de vídeos online. Em 2004 foi eleita pela Fast Company como uma das empresas mais inovadoras do país. Recentemente, foi eleita pela Great Place to Work, uma das 15 melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil.

Nenhum comentário :