14 e 15/05: Evento leva ciência para o bar em Sete Lagoas

Nenhum comentário

O Santa Helena Valley (SHV), ecossistema de startups de Sete Lagoas, realiza pela primeira vez na cidade o Bar of Science, inspirado no evento internacional Pint of Science, nos dias 14 e 15 de maio, às 19h, nos bares Shot Music Bar e 7OnTap, com entrada gratuita. Na ocasião, pesquisadores da UFSJ - Campus Sete Lagoas e da Embrapa Milho e Sorgo levarão aos participantes um pouco do conhecimento acadêmico nas áreas de biotecnologia e genética de alimentos e bebidas, como cerveja e sorgo, além de recentes pesquisas nas áreas de meteorologia e cultivo de camarões (com estudos iniciados na UFMG), em um ambiente descontraído como a mesa de bar.

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um encontro com pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto as pesquisas que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que pesquisadores pudessem sair das universidades, laboratórios e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu (em 2018 serão 21 países, incluindo o Brasil e sete cidades mineiras).

A versão sete-lagoana do evento - que tem o apoio da Embrapa Milho e Sorgo, do Shot Music Bar, do 7OnTap, da TI Master, da Minas Camarão, da UFSJ e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) - terá dois palestrantes no dia 14, no Shot Music Bar, e dois palestrantes no dia 15, no 7OnTap. Realização: Santa Helena Valley. Informações: (31) 99737-9014.

Confira a programação:

14/05, 19h - Shot Music Bar (R. Dr. Pena, 156 - Centro)
Sorgo: cereal sem glúten com potencial na promoção da saúde humana
Valéria Vieira - pesquisadora em Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde da Embrapa
Monitoramento meteorológico em Sete Lagoas e região: da estação convencional à automatização
Daniel Guimarães - o "homem do tempo" e coordenador da Estação Meteorológica da Embrapa

15/05, 19h - 7OnTap (R. Inhaúma, 1730 - São Dimas)
Resultados de pesquisas com insumos cervejeiros
Mateus Junqueira - coordenador do curso de Engenharia de Alimentos e do laboratório de pesquisa em alimentos da UFSJ - Campus Sete Lagoas
Pesquisas sobre criação de camarão marinho nas serras mineiras
Marcelo Santos - sócio-proprietário da Minas Camarão, pioneira na criação de camarão de água salgada em Minas Gerais

Inscrições gratuitas em bit.ly/barofsciencesl - Escolha seu bar, seu dia e boas palestras!

Nenhum comentário :