13/06: ESP-MG realiza palestra gratuita sobre os impactos das Fake News na Ciência e na Saúde

Nenhum comentário

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promove no próximo dia 13 de junho, às 18h30, a palestra “Os impactos da Fake News na Ciência e na Saúde”, com o pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno Souza.

O evento é gratuito, aberto ao público e voltado aos profissionais de saúde, pesquisadores, universitários e, em especial, aos profissionais de comunicação que atuam diretamente no processo de construção noticiosa e estão tendo o desafio atual de desmentir boatos sobre os mais diversos assuntos da atualidade.

O fenômeno
Na era da informação globalizada e de fácil acesso, a disseminação de notícias falsas se tornou um problema. Segundo o pesquisador, a fake news existe dentro de um espectro de confiabilidade que está relacionado com a intenção do produtor daquela notícia. “Temos a paródia (a informação falsa é divulgada com intuito de gerar humor), falso contexto (a informação é verdadeira, mas é publicada em um contexto a qual ela não pertence)”, explica.

A atividade é uma iniciativa das Assessorias de Comunicação Social da ESP-MG e da SES-MG que produzem e divulgam diariamente informações para a população mineira sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço
Os impactos da Fake News na Ciência e na Saúde
Data: 13/06/2018, às 18h30
Local: Auditório ESP-MG (Av. Augusto de Lima, 2061 – Barro Preto – Entrada pela Rua Uberaba, s/nº - Belo Horizonte (MG).
Não há necessidade de inscrição. Será emitida declaração de participação.

Nenhum comentário :