06/11: UFMG Talks aborda tecnologias para a manipulação do DNA

Nenhum comentário

Na edição de novembro, os professores Ivan Domingues e Silvia Guatimosim falarão sobre revolução genética e as tecnologias disponíveis

Quais são os dilemas que acompanham a capacidade de alterar facilmente o genoma de um organismo, incluindo o do ser humano? O UFMG Talks de novembro debaterá sobre Revolução Genética: tecnologia para manipulação do DNA, com a participação do professor Ivan Domingues, do Departamento de Filosofia, e da professora Silvia Guatimosim, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. O evento será no dia 6 de novembro, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos no mesmo dia na bilheteria, a partir das 18h, sujeito à lotação.

Os professores apresentarão pesquisas de ponta desenvolvidas na Universidade e abordarão, também, as implicações éticas decorrentes do avanço dessa tecnologia. Em seguida, será aberto um debate com o público, que participará por meio de perguntas pelo Whatsapp.

Com a duração de 60 minutos, o UFMG Talks é posteriormente disponibilizado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Convidados
Professor titular do Departamento de Filosofia da UFMG, Ivan Domingues atua em várias áreas da filosofia contemporânea, como teoria do conhecimento, epistemologia das ciências humanas, hermenêutica do texto filosófico, filosofia da técnica, ética e conhecimento. Tem graduação (1975) e mestrado (1980) em filosofia pela UFMG e doutorado (1989) em filosofia pela Sorbonne, Université de Paris I, na França. É coordenador do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), onde desenvolve a pesquisa As biotecnologias e o futuro da humanidade. Foi um dos fundadores e é ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG) e foi agraciado com o Prêmio Fundep/UFMG, em 2005.

Professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, Silvia Guatimosim atua em pesquisas sobre cardiologia molecular com ênfase em nanobiologia, sinalização intracelular de cálcio, cardiomiócitos, acoplamento excitação-contração, disfunção cardíaca e geração de novos modelos geneticamente modificados. Tem graduação (1993) e doutorado (1999) em bioquímica e imunologia pela UFMG. De 1999 a 2003, fez pós-doutorado na University of Maryland, nos Estados Unidos, onde foi professora visitante de 2003 a 2004. Atualmente, também atua como professora visitante do Pediatrics Boston Children's Hospital, na Harvard Medical School.

UFMG Talks
Uma vez por mês, o teatro do CCBB se transforma no palco da ciência e recebe dois pesquisadores da UFMG ou com trabalhos de destaque em suas áreas para uma conversa descontraída que aproxime o público da academia. O projeto tem entrada gratuita e é inspirado no formato TED (sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design).

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próxima edição
Para fechar o ano em grande estilo, no dia 4 de dezembro, o UFMG Talks conversará sobre Música e dança: arte em movimento. Os convidados serão os professores Maurício Loureiro, da Escola de Música, e Mônica Ribeiro, do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes (EBA).

Serviço:
UFMG Talks - Revolução Genética: tecnologia para manipulação do DNA
Data: 6 de novembro
Horário: 19h
Local: Teatro I do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) – Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte.

Nenhum comentário :