Favela Hacklab transforma Alto Vera Cruz em clube de arte, ciência, tecnologia e diversão

Nenhum comentário

Parceria entre o projeto Gambiologia e a ONG Arebeldia leva tecnologia para das mulheres carentes, de forma criativa, simples  e aplicada ao cotidiano em que elas vivem

O imóvel localizado na rua  Fernão Dias, 3313, no bairro Alto Vera Cruz, se transformou numa espécie de  "clube" de arte, ciência, tecnologia e diversão. Isso porque diversas mulheres se reuniram para fazer colocar em prática invenções, o lado criativo e despertar o espírito empreendedor.  Elas participam dos cursos de circuitos elétricos, marcenaria e costura contemporânea do Projeto FAVELA HACKLAB. Mas não é um simples curso. As alunas aprendem a usar solda, máquinas de costura, furadeira, interruptores, baterias, parafusos. Instalar LED’s em peças de roupas. Além disso, vão montar uma extensão elétrica, desenvolver um mobiliário em madeira.

A ação que é gratuita integra o projeto "FAVELA HACKLAB", que é fruto de uma parceria entre o projeto Gambiologia e a Associação Arebeldia (ONG fundada há 10 anos pelo músico Flávio Renegado).  O patrocínio é da Lei de Incentivo à Cultura.

As oficinas gratuitas serão realizadas durante até o final de dezembro, na rua Fernão Dias, 3313, onde funciona o Espaço Sementes do Futuro.
 
SOBRE AS ATIVIDADES
Ateliê de costura criativa, com Juliana Porfírio (BH) - O objetivo é implantar um espaço para introdução à costura, customização e aplicação de tecnologias em vestuário. Será planejada e desenvolvida uma coleção de roupas e acessórios, que serão comercializada pelas próprias moradoras, às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h, até o dia 21 de dezembro.

Circuito e instalações elétricas, com Sara Lana (BH) - Apresenta uma introdução à eletricidade: circuitos, instalações, dimensionamento e manuseio de componentes. As participantes construirão uma luminária, uma extensão e um quadro de distribuição (simulando uma instalação residencial).

Conversadeiras: a arte do encontro por meio da marcenaria, com Fernanda Tosta (SP)–Realizada pela idealizadora do projeto “Marcenaria Sociocriativa”, a oficina celebra a arte do encontro e do diálogo, unindo marcenaria, criação coletiva e poética.O mobiliário a ser criado pretende promover o encontro, a escuta empática e o diálogo entre as participantes.

SOBRE O FAVELA HACKLAB
O projeto tem como objetivo implantar uma espécie de clube laboratório comunitário (ou makerspace) nas comunidades carentes e levar tecnologia a pessoas que ainda não têm acesso.

Inspirado nos conceitos da cultura maker, de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos com suas próprias mãos,  a primeira etapa do projeto, que também é chamado de primeiro episódio foi realizado no meses de maio e junho de 2019, e envolveu cerca de 20 crianças e jovens estudantes das escolas do Alto Vera Cruz. Elas participaram de um ciclo de oficinas sobre conceitos básicos da eletrônica e criatividade, com inspiração nas estratégias improvisadas das"gambiarras".

Retalhos de sombrinhas formaram bolsas. Embalagens plásticas viraramlanternas. Uma escova de cabelo e tampinhas de refrigerante se transformaram em um brinquedomotorizado. Um prato de planta jogado no quintal deu vida a uma luminária. Assim, os jovens participantes exploraram o potencial das tecnologias obsoletas de forma criativa e encontraram estratégias para o reuso de materiais descartados (processo também conhecido como “upcycling”).

O projeto dessa forma traz um acento político, além do estético. Reutilizar materiais e aplicar arte e intervenção a um cotidiano precário e improvisado sugere uma atitude política perante os excessos de nosso tempo. E, embora pareça brincadeira, muitas vezes a “gambiarra” é uma solução de baixo custo e extremamente criativa para necessidades urgentes.

GAMBIOLOGIA
Gambiologia é um projeto belorizontino que, desde 2008, propõe iniciativas que exploram peculiaridades da cultura brasileira no contexto da arte eletrônica, especialmente relacionadas à tradição da “gambiarra”. Até 2015, atuou como um coletivo artístico e atualmente apresenta-se como uma plataforma independente de criação e reflexão em arte e tecnologia, com colaboradores em diversos países. Atualmente, sua linha de atuação transita entre um ateliê de invenções e uma produtora cultural, com três focos principais de trabalho: produção (exposições e publicações de artes visuais), educação (oficinas e metodologias) e inovação (palestras, consultorias e desenvolvimento de produtos).

Entre suas realizações de maior destaque estão as exposições “Gambiólogos / Maquinações” (2010, 2014, 2018, 2019) e a “Facta – revista de Gambiologia” (desde 2011, atualmente em sua quinta edição). O projeto tem sido destaque em dezenas de mostras e festivais de arte no Brasil e exterior e recebeu Menção Honrosa no Prix ArsElectronica (Áustria), um dos mais tradicionais festivais do mundo.

ASSOCIAÇÃO AREBELDIA CULTURAL
Atuando desde 2016 com sede própria, a ONG já promoveu três edições do Festival Somos todos Black, além de incentivar, há cinco anos, o Samba da Vera, com músicos do Alto Vera Cruz e convidados. Arebeldia também é parceira do Circuito Gastronômico de Favelas e realizou este ano o 1º Festival de Literatura Marginal.Outra iniciativa bem sucedida é o Festival de Inverno de Vilas e Favelas, que chega à sua quarta edição em 2020 e vai novamente oferecer oficinas, vivências, palestras e apresentações, todas gratuitas.

INFORMAÇÕES
Instagram: https://www.instagram.com/gambiologia.oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/gambiologia
Site: http://gambiologia.net/favela

Nenhum comentário :